Início Colunas A “trilogia mundialista” de Messi pela Argentina

A “trilogia mundialista” de Messi pela Argentina

Messi tem uma cota de sucesso significativa por sua seleção – Pixabay

Lembro que, assistindo a um debate esportivo na televisão, um dos integrantes do programa apontou os quatro maiores jogadores da história do futebol: o brasileiro Pelé, o argentino Maradona, o holandês Cruyff e o também argentino Di Stéfano. O programa foi transmitido uns quatro anos atrás. Pessoalmente, achei a lista muito boa e eu acrescentaria mais dois nomes: o alemão Beckenbauer e o húngaro Puskas.

Desses seis jogadores, três foram campeões mundiais pelas suas seleções: Pelé, Maradona e Beckenbauer. Dois foram vice-campeões: Cruyff e Puskas. Digamos que esses seis jogadores teriam sido os melhores do século 20.

E, no século 21, quem são os melhores? Duas escolhas são muito óbvias: o argentino Messi e o português Cristiano Ronaldo, que dominaram a última década. Outros nomes de altíssimo gabarito seriam, a meu ver, o francês Zidane e os brasileiros Ronaldo Nazário e Ronaldinho Gaúcho. Mais um nome interessante seria o espanhol Iniesta.

Mais uma vez, temos seis jogadores e, destes, quatro foram campeões mundiais de seleções: Zidane, Ronaldo, Ronaldinho e Iniesta. Isso invalida os méritos de Cristiano e Messi? Acredito que não. Ambos foram multicampeões em seus clubes, e em termos de seleções, Cristiano possui duas grandes conquistas: o Campeonato Europeu de 2016 e a Liga das Nações de 2019.

Nesse aspecto em particular, o futebol de seleções, Messi sofre algumas críticas por não ter conquistado títulos pela seleção argentina principal. Mas é justo dizer que Messi possui, digamos assim, uma “trilogia mundialista” com a camisa de sua seleção: foi campeão mundial sub-20 em 2005, campeão olímpico em 2008 e, pela equipe principal da Argentina, foi vice-campeão mundial em 2014.

Assim como fez Messi por sua seleção, Cruyff e Puskas foram vice-campeões mundiais também. Em matéria de seleção argentina, aliás, Messi superou jogadores como Batistuta, Crespo, Agüero e Maradona, e tornou-se o maior goleador da história da seleção.

Claro, Messi possivelmente não deixará, em copas do mundo, a mesma marca que Pelé e Maradona deixaram no passado. Porém, a “trilogia mundialista” de Messi deve ser destacada, pois isso o torna um vitorioso pela seleção argentina. Maradona, por exemplo, depois do título pela seleção principal no Mundial de 1986, teve como maior conquista pela Argentina um mundial sub-20, em 1979. E Messi, como vimos acima, também possui um mundial dessa categoria. Sem falar que Messi foi campeão olímpico, título que Maradona não possuiu em seu currículo.