Início Especiais AABB comemora 52 anos em Santa Cruz

AABB comemora 52 anos em Santa Cruz

Everson Boeck
[email protected]

Um local privilegiado de 14 hectares em meio à natureza, no Bairro Country – também conhecido como Linha João Alves, que era o nome antigo –, a aproximadamente quatro quilômetros do centro da cidade. estamos falando da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), fundada no dia 25 de janeiro de 1962 sendo uma das sedes campestres mais antigas da região e da cidade de Santa Cruz do Sul. No ano em que a associação completa 52 anos, o presidente Mário Kops fala sobre sua trajetória e a importância da AABB para Santa Cruz do Sul e região.
Mário iniciou sua carreira no Banco do Brasil (BB) como menor estagiário em fevereiro de 1975. “Associei-me no primeiro dia. Sempre que possível procurei participar das atividades do Clube, tanto sociais como em inúmeras atividades esportivas”, relembra. Como atleta, teve a primeira oportunidade em 1976, durante participação da AABB no Torneio Abebeano de Agências Vizinhas (TAAV), que reunia oito cidades vizinhas na modalidade de futebol de salão. Ele gostou tanto que, depois disto, sempre participou. “É uma paixão. Ainda hoje participo destas atividades como dirigente e atleta”, comenta.
Além de contribuir com diversas diretorias, Kops aceitou o convite para exercer a Presidência em novembro de 2004, seu primeiro mandato. Atualmente está no seu quarto mandato e também preside o Conselho de Administração acompanhado de outros colegas do BB e sócios comunitários.

Fotos: Divulgação/AABB

Local privilegiado de 14 hectares em meio à natureza

Integração com a comunidade

Mario explica que a AABB, ao longo de sua trajetória, sempre teve envolvimento com a comunidade nas mais diversas atividades sociais, como bailes, festas e eventos. “Sempre existe a possibilidade de participação de não-sócios através dos convites. Inicialmente fazíamos bailes famosos, como Noite do Havaí, Concursos de Beleza, Rainha das Piscinas, Concursos Rainha Oktoberfest. O Clube também foi chamado por diversas vezes a colaborar prestando serviços de bilheteria (já que os associados eram habituados a serviços bancários) tendo já participado de eventos no Autódromo, Enart, Oktobermoto e, durante quase 20 anos, de forma contínua na Oktoberfest”, frisa.
O presidente destaca que existe uma forte parceria da AABB com diversas entidades, como a Assemp, por exemplo. “Sempre estamos com inúmeros pedidos na Secretaria de solicitações para cedência de espaços para realização de fotos, filmagens, vídeos, tanto de casais como de crianças, noivos, formandos, empresas, bandas de música, entidades, empresas, ou seja, para diversos fins, mas sempre visando aproveitar beleza natural”, observa.
Outra importante atividade é o Programa AABB Comunidade, uma parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura. “A AABB cede suas instalações para as atividades atendendo 300 crianças e adolescentes de várias escolas da rede municipal de ensino”, explica Mário. O Programa AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.
O Clube também leva suas mensagens através do canto, realizando diversas apresentações no município e outras regiões. “Neste ano, sediaremos o 12º Festival Estadual de Coros de AABBs do Rio Grande do Sul, reunindo diversas cidades do nosso estado”, informa Kops.  Além de estar inserida na área da responsabilidade social, a AABB também está voltada ao incentivo musical. Em maio de 2002 iniciaram as atividades do Coral da AABB, que em seu surgimento realizou apresentações na cidade de Rio Pardo e no Shopping Marco do Imigrante da nossa cidade, tendo como regente a maestrina Nedi Fontoura, que ficou à frente do mesmo por três anos.


Outra vantagem do quiosque é a magnífica vista para o lago e ampla área verde

Sócio Comunitário

Não existe necessidade de ser funcionário do Banco do Brasil para se associar. Quando surgiram, as AABBs (mais de 1.200 no País) eram fechadas, exclusivas para funcionários do banco. A expansão do Clube e a redução do número de funcionários levaram à abertura para novos sócios. Fato que ocorreu em julho de 1997. Mário explica que na AABB de Santa Cruz do Sul, o sócio comunitário e o sócio efetivo (vinculado ao Banco, da ativa ou aposentado) pagam a mesma mensalidade.
  
Uma das primeiras sedes campestres

A AABB de Santa Cruz do Sul foi uma das primeiras sedes campestres criadas no município. Conforme Mário Kops, antes da associação existia o Clube Atlético Bancário, criado em 20 de setembro de 1956 o qual congregava todos os bancos existentes na cidade e que, de certa forma, foi uma espécie de precursor da AABB. “Em que pese não possuir uma sede própria, valia-se dos clubes da cidade para promover a confraternização dos bancários. Diante do fechamento de alguns Bancos e a ampliação do quadro de funcionários do Banco do Brasil, em 25 de janeiro de 1962, nasceu a AABB”, conta.
Ao longo de 50 anos, a AABB se destacou principalmente nas áreas social/cultural, com a criação de bailes típicos e participação assídua nos grandes concursos de beleza da cidade, nos quais obteve vários títulos, incentivo ao canto, através de seu coral; esportiva, com a conquista de 29 títulos estaduais, 11 títulos sul-brasileiros e três títulos nacionais (referentes às disputas entre AABBs) e inúmeras conquistas regionais e citadinas; responsabilidade social, com participação decisiva desde 1998, juntamente com o BB, FENABB, Fundação BB e a Prefeitura Local, no Programa AABB Comunidade, atendendo anualmente 300 crianças de sete escolas municipais em situação de vulnerabilidade social, integrando os três pilares básicos da formação consciente cidadã: a família, a escola e a comunidade. É filiada a Federação Nacional de AABBs (Fenabb) e a Federaclubes do RS.


O quiosque, construído com pedras naturais, tem capacidade para até 80 pessoas

Como chegar

Pode ser acessada por três vias asfaltadas, sendo uma delas pela continuação da rua Juca Werlang, onde passa a se chamar Rua  Vereador Beno João Kist, no número 2.565; outra subindo pelo Acesso Grasel até o trevo onde se encontra o monumento Friz e Frida, onde se deve entrar à direita (sem entrar no trevo) e andar cerca de mais 1,5 km; o terceiro acesso se dá pelo rua João Werlang, que inicia a partir da rua Thomas Flores (altura da loja MD Pneus) e segue em direção à Linha João Alves. Todas as opções permitem chegar à AABB em menos de 5 km.


Mário Kops, presidente da AABB

Uma grande estrutura para ser desfrutada

Todos os espaços, aliados às opções de esportes e lazer, tornam a AABB um local capaz de agradar a todo tipo de associado. A luta de todas as administrações que compuseram a AABB ao longo da sua história é que fez ela chegar onde hoje se encontra e oferecer este presente para seus associados. A estrutura começou a ser edificada em 1966 quando, visando dar mais uma opção de atrativo às famílias dos associados, foi construído o primeiro playground, que ainda encontra-se no mesmo local.
O presidente da AABB, Mário Kops, adianta que durante o ano serão realizadas diversas melhorias nos espaços já existentes, através de reformas ou ampliações. “Também existem alguns projetos em estudo e outros que estão em andamento, como a pista de caminhada para atividades físicas ao redor do lago, a nova iluminação de quadra esportivae a realocação da portaria (guarita na entrada)”, adianta.


Todos os espaços, aliados às opções de esportes e lazer, tornam a AABB
um local capaz de agradar a todo tipo de associado

Esportes e lazer

Na área de esportes, a AABB Santa Cruz do Sul possui invejável estrutura para práticas desportivas. Um ginásio poliesportivo, coberto, com arquibancadas, capaz de acomodar cerca de quinhentas pessoas; quatro campos de futebol-sete, sendo um com iluminação e dotado de irrigação subterrânea automática; duas quadras de tênis, de saibro, com iluminação e arquibancadas laterais; três quadras de vôlei de areia; cancha de bocha (em recuperação); e piscina semiolímpica aberta de novembro a março durante o verão, com segurança e serviço de bar.
Além das várias opções esportivas, a AABB  dispõe de muitas opções de lazer para adultos e crianças. Oplay-ground,localizado logo à direita de quem entra na Sede, possui muita sombra em amplo gramado e com uma brisa agradabilíssima, estão instalados brinquedos dos mais variados, para crianças e que, além de divertir, servem também para se exercitar.A trilha por dentro da mata, ao fundo dos campos de futebol-sete, é muito prazerosa, pois permite contato muito mais direto com a natureza (além de ter instaladas ao longo da mesma algumas churrasqueiras para quem gosta de fazer churrasco no mato).
A área de camping comporta um bom número de barracas e está equipada com água, luz, banheiros, freezer, mesas, bancos e churrasqueiras, tudo isto coberto por telhados, o que permite aproveitá-los inclusive em dias de chuva.O lago com cerca de 2,5 hectares tem suas margens cercadas por gramados, propiciando agradáveis caminhadas ao seu redor.


As belezas naturais tornam o ambiente acolhedor e tranquilo

Social

A AABB Santa Cruz do Sul dispõe de cinco ambientes diferenciados para eventos sociais, cada um com característica própria, o que permite a realização de festas dos mais variados estilos. O salão principal, com capacidade para até 300 pessoas. No piso térreo há uma churrascaria totalmente reformada e equipada, com capacidade para até 80 pessoas, também com opção de uso de área externa (varanda) e com bela vista para o lago. O quiosque, construído com pedras naturais, tem capacidade para até 80 pessoas epossui magnífica vista para o lago e área verde.
Para quem prefere uma comemoração em ambiente um pouco mais rústico, há ainda a opção da cabana, que também comporta cerca de 80 pessoas e está equipada com móveis, copa, cozinha e banheiros.
Para confraternizações com número menor de pessoas há a chamada sala de TV, onde até 30 pessoas podem se acomodar confortavelmente. Esta sala conta com churrasqueira e TV. Outro espaço utilizado com muita frequência é a Sala dos Presidentes, a preferida dos “carpeteiros” (ou carteadores), onde há mesas para carteados e outras reuniões. Por fim, para quem gosta de confraternizar ao ar livre, existe um caramanchão (coberto por vegetação, é lógico), entre a sede principal e o quiosque, também dotada de ampla churrasqueira e com banheiros exclusivos.


Espelho d’água com vista do Quiosque e Sede Principal


Entardecer proporciona uma linda imagem à beira do lado