Início Geral Verão: Cuidado redobrado com a alimentação

Verão: Cuidado redobrado com a alimentação

Diego Dettenborn – [email protected]
 
Estamos um uma época do ano em que a temperatura tradicionalmente é muito alta. De alguns anos para cá o verão tem se colocado de uma forma muito agressiva e em 2014 em solo santa-cruzense o termômetro diversas vezes já ultrapassou os 40 graus. Não bastasse os cuidados com o corpo no que diz respeito a alternância de temperaturas é preciso também dar uma atenção especial a alimentação. Bebidas alcoólicas e comidas gordurosas tornam-se nestes meses do ano verdadeiros inimigos do corpo humano.
Segundo especialistas o cuidado com manuseio e preparação dos alimentos também é muito importante, pois, no verão, a proliferação bacteriana é elevada devido ao calor, podendo causar certos tipo de contaminação aos alimentos. Devemos ficar atentos também às bebidas alcoólicas, que geralmente são consumidas com maior freqüência, como por exemplo, a cerveja e a caipirinha. Além de conterem calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, estas bebidas podem levar à desidratação e perda de líquido intensa pelo organismo. 
Nos últimos dias estamos enfrentando fortes “ondas” de calor e para curtir de maneira saudável precisamos ter alguns cuidados fundamentais. Procurar ter uma alimentação leve e manter o corpo hidratado são as principais formas de evitar algumas alterações corporais provocadas pelo calor intenso. Outra preocupação é manter o corpo em forma para encarar os trajes de praia, conforme o calor começa a chegar a procura por um nutricionista também aumenta, já que cuidar a alimentação é parte fundamental deste processo.
Com as altas temperaturas transpiramos mais e precisamos repor constantemente a perda de líquidos para que não haja desidratação, que pode também pode resultar em quedas de pressão. Conforme a Nutricionista Funcional Camila Schreiner,  Mestre em Promoção da Saúde, Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Especialista em Nutrição Clínica  melhor hidratante para nosso corpo, como todos  é a água, porém devemos cuidar quando à concentração de sódio existentes na água mineral engarrafada (chega a uma variedade de 3,086mg/l até 103,86mg/l). “De maneira geral o excesso de sódio contribui para retenção de líquido que nesta época de calor é queixa constante no consultório. A recomendação diária de ingestão de água no verão é de 0,35ml de água por quilo de peso (Ex.: Uma pessoa de 60 Kg de peso -> 60 x 0,35 ml = 2,1 litros de água/dia).” Ainda segundo ela para quem não gosta de beber água o ideal é ir se acostumando a ingerir o precioso líquido, mas existem também outras opções para manter a hidratação. “Água de coco: isotônico natural pois contém minerais como potássio essencial para o equilíbrio hídrico e para promover o funcionamento de músculos e do metabolismo. Dar preferência a água natural de coco, comum na beira da praia, mas também encontramos em nossa cidade em casas especializadas. Caso escolha a de caixinha sempre prefira as “sem açúcar” – ver ingredientes.    Água aromatizada: colocar um pouco de limão na água ou folhas de hortelã e gengibre. Você pode utilizar tanto água filtrada ou mineral. Feito isso, adicione cubos de gelo e aguarde aproximadamente por 1 hora para que a água possa ficar com o gosto.”
 
Divulgação/RJ

Camila: “Devemos evitar refeições pesadas e muita mistura de elementos em seu prato”
 
 
 
Importante
 
Refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos industrializados não devem ser ingeridos para hidratar, muito pelo contrário. Não agregam nutrientes, apenas calorias, açúcar, sódio e substâncias químicas como corantes, conservantes e aromatizantes.
Camila alerta ainda para a ingestão de alimentos nas altas temperaturas. “Não devemos nos alimentar de refeições muito quentes, pois isso faz aumentar ainda mais a sensação de calor e deixa a temperatura do corpo mais propícia à fadiga e ao mal estar. Nestes dias o corpo fica preocupado em manter a temperatura corporal, então quanto menos se exigir dele melhor, devemos evitar refeições pesadas e muita mistura de elementos em seu prato.”
O que deve estar como preferência são as verduras, legumes, vegetais em geral, cereais integrais e carnes leves como peixes e aves. Saladas são uma ótima pedida, onde as mais variadas folhas podem ser aderidas ao cardápio e consumidas com peixes por exemplo, o principal é evitar comidas pesadas que dificultam a digestão. Frutas e seus sucos são ótimas opções para os lanches e sobremesas, e também contribuem para manter a hidratação por serem ricos em líquidos. O calor também aumenta o risco de contaminação dos alimentos por bactérias, que aumentam o risco de diarréia. Por isso a higiene é muito importante, assim como manter os alimentos refrigerados. Camila Schreiner trabalha com atendimento clínico nutricional na Clínica Lúmina no térreo da Klinik (Rua Thomaz Flores, 262 – Térreo. Fone: (51) 3056-3331).