Início Colunas Abril, mês do amor e da beleza

Abril, mês do amor e da beleza

Abril é o quarto mês do calendário gregoriano, com 30 dias. O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir. O nome é uma referência à germinação das culturas. Curioso é que uma segunda hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, ou mesmo, que sua origem se relaciona com Afrodite (Deusa do Amor e da Beleza) nome grego da deusa Vênus, que teria nascido de uma espuma do mar que, em grego antigo, se dizia “abril”. Esse mês é destinado, segundo a Igreja Católica, como o mês da Eucaristia e do Divino Espirito Santo.

Aliás, muitas datas são importantes no mês de abril. Começamos pelo Dia da Mentira, já no primeiro dia do mês… muitas são as ‘pegadinhas’ e piadinhas de mau gosto que perpassam de geração em geração para guardar essa simbologia. Esse também foi o Dia da Abolição da Escravidão dos Índios, no ano de 1680. Sim, os índios também foram forçados a trabalhar, perderam sua liberdade e sofreram com a escravidão. Em 2021, o dia primeiro também teve outra simbologia, Quinta-Feira Santa. Para os Cristãos, a data é celebrada com a Missa na Ceia do Senhor, uma alusão a Última Ceia. Liturgia esta que encerra o período de Quaresma e dá início ao Tríduo Pascal, paixão, Morte e Ressureição de Cristo. No dia dois, a Sexta-Feira Santa, e no terceiro dia, o Sábado de Aleluia e no Domingo, a Páscoa.

Comemoração religiosa que enaltece a Ressureição de Cristo, ocorrida após a sua crucificação no Calvário. Além disso, no período pré-mosaico, festa dos pastores nômades pela chegada da primavera.

Também no mês de abril, no dia seis é comemorado o Dia Nacional de Mobilização pela promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Dia sete é considerado o dia Mundial da Saúde e do Médico Legista, além de ser Dia Nacional de Combate do Bullying e à Violência na Escola.

Ainda, o sétimo dia é destinado aos Jornalista – estendo aqui os cumprimentos ao comprometimento e a dedicação que desempenham suas atribuições em prol da editoração e diagramação do Riovale Jornal.

Curioso que o mês de abril também agrega o Dia no beijo, no dia 13, que também é o dia do Jovem, do Hino Nacional Brasileiro e Dia Mundial do Café. Dia 15 é destinado ao Dia da Arte, dia 18 é destinado ao Amigos, ao autor Monteiro Lobato e ao Dia Nacional do Livro Infantil. Dia 19 é o Dia do Índio, o primeiro morador de nossas terras, cuja comemoração é no dia 22 de abril, Dia da Terra, da Comunidade Luso-Brasileira e do Descobrimento do Brasil. Nesse dia, 22, também é comemorado meu aniversário. E, como vocês já sabem, eu sou apaixonada por aniversários, celebrar a vida. Comemorar os bons momentos… e, obviamente, compartilhar esses momentos com pessoas especiais. Pâmela Battisti, Jane Jordan Klein, Marizete Pens, Andréa Wenzke, Higor Oenning, Mariane, Davi e Rafael Maffi, Mara Dal-ri…. Que possamos aproveitar a intensidade deste mês e deste novo ciclo. Que saibamos aprender com nossos erros e potencializar nossos acertos com equilíbrio e em sintonia com o que há de mais mágico: a nossa energia e a nossa fé, conduzindo com leveza e alegria os nossos dias.

Que o mês do amor e da beleza seja propulsor de boas vibrações e muitas, muitas realizações!