
Fotos: Banco de Imagens/ACI Santa Cruz
A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul celebrou, no dia 2 de janeiro, seus 108 anos de fundação, marcando uma trajetória de mais de um século de dedicação ao desenvolvimento da região e ao fortalecimento do empreendedorismo local. Fundada em 2 de janeiro de 1918, a ACI é a primeira entidade empresarial do município e se consolida como uma das mais representativas do interior do Rio Grande do Sul.
Um século de representatividade e ação
Ao longo desta trajetória, a ACI ultrapassou a esfera puramente empresarial, assumindo um papel institucional e político marcante na comunidade. Sua atuação voluntária e apartidária a posiciona como um centro gerador de negócios e de mobilização em prol da comunidade, defendendo os interesses de seus associados – que englobam os segmentos de comércio, indústria, serviços e agronegócio. A entidade tem demonstrado um forte compromisso em atuar como “hub” de negócios, estimulando o crescimento e a qualificação de seus associados, e trabalhando constantemente para ser referência estadual em ações de desenvolvimento.
Realizações e o fomento ao empreendedorismo
O histórico da ACI é repleto de iniciativas que visam impulsionar a economia regional e fomentar o empreendedorismo. Eventos consagrados, como o Tá na Hora e o Café Empresarial, são considerados referências no interior do Estado, reunindo importantes lideranças, empresários e palestrantes de renome para debater temas relevantes e atuais. A entidade também inovou com a criação de eventos como o ESG Experience – teve sua terceira edição consecutiva em 2025 –, o maior fórum para debate da sustentabilidade na região, reforçando importância da pauta de responsabilidade socioambiental.

Defesa de bandeiras regionais
A ACI tem forte tradição em envolver-se em causas comunitárias de grande impacto. Recentemente, a entidade teve um papel ativo na reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes, apoiando medidas emergenciais para manter empregos, evitar o colapso econômico em empresas atingidas. Em outras ocasiões, liderou a defesa de projetos importantes para o desenvolvimento regional, como as ações de mobilização que levaram ao leilão para a duplicação da RSC-287.
Em momentos desafiadores, como durante a pandemia de coronavírus, a ACI demonstrou sua resiliência ao inovar com formatos online e híbridos de seus eventos e ao atuar ativamente em ações de representatividade, pedindo flexibilizações fiscais e facilidades de crédito para apoiar os empreendedores locais. Historicamente, a entidade mantém um canal aberto de diálogo com as forças políticas e o poder público, apresentando demandas e propostas que visam a desburocratização e a criação de um ambiente de negócios mais favorável.

Ações do programa ACI+
Uma das estratégias centrais da entidade é o aprimoramento contínuo da gestão e dos serviços oferecidos aos associados. Entre os serviços do programa ACI+ estão o acesso a capacitações na área empresarial, emissão de certificados para exportação e certificação digital, eventos de networking corporativos em diferentes áreas de interesse, e consultorias em gestão, marketing, finanças e inovação.
Há também convênios estratégicos que oferecem vantagens exclusivas para os associados em instituições de ensino, organizações financeiras, serviços de saúde, seguros e assuntos corporativos. Os associados contam ainda com a cedência de espaços equipados para reuniões e atividades empresariais. A busca por conectar tradição e inovação, pautada em valores de ética e profissionalismo, garante que ao completar 108 anos a ACI continue sendo um pilar fundamental para o futuro empresarial da região.
Nova gestão
Eleito para a gestão 2026/27, o atual presidente da ACI, advogado Marco Antônio Borba, destaca que o aniversário da entidade é um marco para reforçar o compromisso com o futuro da região. “Completar 108 anos é celebrar uma história de luta e de grandes conquistas para Santa Cruz do Sul. Nossa missão hoje é fortalecer a representatividade e dar sequência ao projeto de desenvolvimento da ACI, garantindo que a entidade continue sendo o canal de voz do empresariado”, define Borba.
Junto com o vice-presidente, empresário Tironi Paz Ortiz, reconduzido ao cargo para mais um mandato, Borba destaca que a nova gestão buscará fortalecer o papel institucional da ACI, resgatando sua posição de protagonismo na região. Entres as metas estão a reativação dos departamentos internos, a ampliação da base de associados e a construção de um planejamento estratégico para orientar a atuação da entidade.
Outro ponto prioritário será a revitalização da sede, seja por meio de reforma ampla ou construção de novo prédio da infraestrutura regional até a qualificação constante do ambiente de negócios. “Estamos focados em defender o que nossos associados demandam, desde a melhoria da infraestrutura regional até a qualificação constante do ambiente de negócios. Continuaremos trabalhando com ética e inovação para construir um futuro mais próspero para todos”, garante o presidente.















