Início Geral Agricultores Familiares: ampla maioria elege a nova diretoria

Agricultores Familiares: ampla maioria elege a nova diretoria

Eleição estabeleceu a paridade entre dirigentes
homens e mulheres no comando da entidade pela primeira vez

Luciana Mandler
[email protected]

Durante a última sexta-feira, 17, os associados do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras votaram para eleger a diretoria para o quadriênio 2022 a 2026. Ao todo, 706 pessoas votaram, das quais 676 foram de “sim” para a única chapa inscrita, formada por Sérgio Luiz Reis como presidente e Ruben Preuss de vice. Ainda houve 21 votos “não”, sete nulos e dois em branco.
O novo presidente destaca a presença de mulheres. Pela primeira vez, vai haver paridade com os homens na diretoria do sindicato – metade para cada gênero. “Isso é um avanço e é muito bom, sendo que mais de 50% do nosso quadro social são mulheres. Ainda, temos duas jovens dentro do movimento sindical e elas fazem parte da diretoria”, comentou Reis.


Ele sublinhou que a nova diretoria dará continuidade ao trabalho feito pelos antecessores. “Tanto é que cinco dos seis integrantes da diretoria efetiva já estão atuando junto da diretoria atual do sindicato”, observou. O comando sindical dos agricultores familiares pretende também manter um bom atendimento e excelência no serviço prestado.


“Treinamento contínuo para manter sempre atualizado o quadro de funcionários, para prestar melhor trabalho possível, manter parcerias com outras instituições, manter essa representação forte que temos do agricultor familiar, sendo um sindicato de referência dentro da região e do Estado”, ressaltou. Há a meta de abrir uma loja agropecuária em Herveiras. “É o único município que ainda não está contemplado com a parte comercial e temos essa pretensão”, revelou.


Reis exaltou o quadro de funcionários, líderes sindicais, diretoria, suplementes e Conselho Fiscal, além dos associados, pelo empenho durante o dia de votação. “Tivemos mais de 700 participações. Num dia chuvoso, em que foi difícil sair de casa, os associados compareceram para dar seu voto. Isso é algo que nos satisfaz e engrandece”, comemorou.


A posse da diretoria ocorrerá no dia 11 de agosto. Além de Reis e Preuss, a nominata é composta pela secretária Salete dos Passos Faber, 2ª secretária Luana Hoesel, tesoureira Marieli Elena Müller e 2º tesoureiro Gerson Morsch. O mandato vai vigorar até 11 de agosto de 2026.