LUANA CIECELSKI
[email protected]
Cerca de 10 mil agricultores da região deverão participar, durante o dia de hoje, 21 de fevereiro, em Santa Cruz do Sul, de um protesto contra a Reforma da Previdência Rural. O ato é organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado (Fetag-RS), com apoio de suas regionais sindicais e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santa Cruz do Sul e deverá reunir trabalhadores rurais de 250 municípios.
Evento está marcado para iniciar às 8 horas, com a recepção das caravanas em frente ao Parque da Oktoberfest, mas a abertura está marcada para as 9 horas, quando haverá pronunciamentos de diversas lideranças do setor. Dentro da programação da manifestação está previsto que o grupo deverá iniciar uma caminhada por volta das 9h30, primeiro em direção à sede do Sinditabaco, onde um ato deverá acontecer, e posteriormente pelas ruas Marechal Deodoro e Ramiro Barcelos até a sede do INSS, onde novo ato está previsto. A manifestação deve seguir até as 16 horas.
O objetivo do grupo é sensibilizar e conscientizar a população sobre a Reforma Previdência Rural, além de mostrar para o poder público o descontentamento da classe com essa mudança. De acordo com as entidades sindicais a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 prevê alterações preocupantes. Três delas em especial.
A primeira é em relação à idade mínima para aposentadoria. Hoje ela é de 55 anos para as mulheres e 60 aos homens, mas segundo a PEC, passará a ser de 65 anos para ambos. Outra das propostas que preocupa é em relação à contribuição para a Previdência. Atualmente ela é feita através da venda dos produtos – a empresa compradora desconta 2,1% e recolhe para o INSS e esse valor serve para comprovar o trabalho de toda a família. A PEC propõe, no entanto, que a contribuição passe a ser individual.
Além dessas, a alteração referente às pensões também está sendo muito protestada. Hoje é possível acumular pensão e aposentadoria, mas a PEC pretende mudar isso. Os agricultores querem manter a forma atual para todas as propostas.
Programação
8h- Recepção junto ao Parque da Oktoberfest (Rua Galvão Costa)
9h – Abertura oficial com fala de FETAG-RS e Lideranças Regionais
9h30 – Caminhada em direção ao SINDITABACO (Rua Galvão Costa)
10h – Ato em frente ao SINDITABACO
10h30 – Saída em caminhada até o INSS (Via Rua Marechal Deodoro e Rua Ramiro Barcelos até o INSS)
11h30 – Chegada ao INSS e concentração
16h – Encerramento da mobilização














