Início Economia Agroindústria | Lançamento da 22ª Expoagro Afubra reúne autoridades e lideranças do...

Agroindústria | Lançamento da 22ª Expoagro Afubra reúne autoridades e lideranças do agronegócio

Evento ocorre de 19 a 22 de março, em Rincão Del Rey, Rio Pardo

Presidente da Afubra, Marcilio Drescher, com o palestrante André Savino
Junio Nunes

Lucca Herzog
[email protected]

Na última sexta-feira, dia 1º, foi lançada a 22ª edição da Expoagro Afubra. O evento, transmitido ao vivo pelo canal do youtube e facebook da entidade, aconteceu no Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT), localizado no Parque de Exposições da Afubra, em Rio Pardo. O auditório do Centro recebeu a presença de autoridades, patrocinadores e lideranças para a apresentação da feira e para a palestra ministrada pelo presidente da patrocinadora Syngenta Crop Protection Brazil, André Savino. A 22ª edição ocorrerá de 19 a 22 de março.

Em seu pronunciamento, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Laurindo Drescher, ressaltou as parcerias com o governo do Estado, municípios de Rio Pardo e de Santa Cruz do Sul, instituições e produtores. “A Afubra tem como compromisso empregar e ajudar a fazer a diversificação da pequena propriedade”, destacou Drescher. “Coordenamos esta edição da feira, mais uma vez, mas com uma participação muito numerosa: são infinitas as organizações, os patrocinadores, os expositores. Por isso, já de antemão, posso dizer que estamos escrevendo mais uma crescente edição da Expoagro”.

O coordenador geral da Expoagro, Marco Antonio Dornelles, reforçou a importância dos parceiros na organização da feira, que busca levar soluções para os desafios que os agricultores vivenciam em suas propriedades. Segundo Dornelles, a programação é pensada e organizada para levar o que há de mais novo em tecnologia e serviços para o produtor rural, público foco da feira: “É um desafio, mas ao longo do ano buscamos uma série de agendas, e é dessa forma que montamos uma programação que busca apresentar todas as necessidades do produtor”.

Sobre a programação, ele destacou atrações como o Fórum de Diversificação de Atividades Rurais, o primeiro Seminário de Energias Renováveis, o segundo Fórum Florestal e o Seminário de Turismo Rural. Mencionou ainda o Seminário de Pecuária do Leite, o Seminário de Conservação do Solo e Água, o de Juventude na Agricultura Familiar e o painel ESG (Environmental, Social and Governance). Dornelles destacou ainda as programações do Espaço de Inovação do Agro e de setores como de exposição de animais, espaço do arroz, estande da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e do Pavilhão da Agricultura Familiar, com 216 agroindústrias.

Palestra

Inovação e eficiência na produção rural foi a tônica da palestra do presidente da Syngenta Crop Protection Brazil, André Savino. Uma autoridade nacionalmente reconhecida no marketing do agronegócio, Savino tem sua trajetória baseada nas experiências como diretor de marketing e diretor-geral da plataforma comercial da Syngenta, antes de chegar à presidência da empresa.

Em sua explanação, o executivo declarou que o Brasil tem uma oportunidade única de liderar a definição do futuro da agricultura, pois é um dos mais inovadores países agrícolas no mundo em diversos setores, como tabaco, milho, soja, arroz, trigo, feijão e cebola.

André Savino destacou o protagonismo da agricultura brasileira
Lucca Herzog

Um dos pontos levantados na palestra foi a implicação das três tendências que, segundo Savino, desenharão o futuro: o ambiente mundial supercompetitivo, a inovação como alavanca e as pessoas no agro. Sobre o ambiente mundial, André Savino afirmou que Brasil é o único país com poder de inovar e diferenciar, com produtividade e sustentabilidade. Ao citar exemplos de outras nações que são focadas ou em segurança alimentar, subsistência ou em exportações ou sustentabilidade, afirmou que o Brasil é o único que consegue estar em todas as agendas. Sobre as pessoas no agro, André Savino lembrou que é importante pensar a agricultura como carreira no campo, o que precisa de tecnificação e especialização.

Patrocinadores da Expoargo Afubra

A 22ª Expoagro Afubra tem como patrocinadores Ouro – Husqvarna, Sicredi, Syngenta e Sementes Estrela; Prata – Banrisul, Massey Ferguson e Sicoob; Bronze – Jacto, Mor, Mondial Fertilizantes, Unifertil, HT-Saae e Banco do Brasil; apoio – Prefeitura de Rio Pardo, Fetag/RS, Emater-RS, Irga, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.