Início Geral Santa Cruz contra a Dengue | Ações preventivas contra o mosquito vêm...

Santa Cruz contra a Dengue | Ações preventivas contra o mosquito vêm ocorrendo pela cidade

Brasil já tem mais de um milhão de casos de dengue e Santa Cruz do Sul registra 947 notificações até a última contagem

“Muito importante este alerta para que a gente fique sempre atenta”, disse a moradora do Goiás
Elemir Polese

Clarice Pacheco
[email protected]

Os casos de dengue vêm crescendo exponencialmente, e já são realidade em, praticamente, todas as cidades brasileiras. Com isso, os municípios se lançaram em uma cruzada contra o agente transmissor, o mosquito Aedes aegypti, numa tentativa de frear o número de casos positivos da doença. Também o Ministério da Saúde reforça a importância da prevenção, quando diz que é necessária uma força-tarefa de toda a população para frear a proliferação do mosquito, já que a vacinação de dengue para crianças é uma aposta de médio e longo prazo para solucionar a situação da doença. Na última semana, o Brasil atingiu a marca de um milhão de casos de dengue em 2024, já o Rio Grande do Sul registrou 11 mortes pela doença. Em Santa Cruz do Sul não é diferente, pois a cidade já contabilizava uma morte, e chegou, nessa segunda-feira (4), a 947 notificações, com 69 casos positivos de dengue, e tendo 226 casos aguardando resultados de exames para confirmação ou não da doença.

O aumento de pessoas positivadas fez com que a Prefeitura de Santa Cruz ampliasse suas ações de prevenção nas últimas semanas. No sábado, 2, foi definido em todo o país como o Dia D contra a dengue, o setor de Vigilância e Ações em Saúde, prosseguiu com iniciativas preventivas contra a proliferação do mosquito transmissor. No Bairro Goiás, a associação de moradores e 12 pessoas do Grupo de Escoteiros Santa Cruz se juntaram a causa e participaram da conscientização por todo o bairro. Para o secretário de Saúde, Fabiano Dupont, “mesmo que Santa Cruz ainda esteja em uma situação mais confortável, se comparado a outros municípios, este é um trabalho preventivo que precisa ser feito. O poder público está fazendo sua parte, mas a participação da comunidade é fundamental para combatermos a proliferação do Aedes. Nossos agentes estão preparados para prestar toda a orientação necessária para que a população possa se unir a nós nesta missão”, ressalta Dupont.

Teve aplicação de larvicida biológico (fumacê) no Bairro Arroio Grande, que também recebeu na sexta. De acordo com a chefe do setor de Endemias, Juliana Hofmeister, o procedimento já contemplou oito localidades, e na próxima semana atenderá outras áreas do município. Na próxima semana, o cronograma prevê aplicação de larvicida biológico na terça-feira (05) no Bairro Ana Nery, na quarta e quinta-feira no Bairro Pedreira, e na sexta-feira e sábado a aplicação estará no Bairro Faxinal Menino Deus.
Também na Praça Getúlio Vargas, no Centro, ocorreu o Quintal da Dengue, que foi instalado próximo da calçada da Rua Mal. Floriano, e levou conscientização de forma lúdica, ao público que passou pelo local. Agentes de endemias divulgaram informações e distribuíram panfletos. No Goiás, o escoteiro Augusto Castro (10) percorreu as ruas do bairro durante toda a manhã levando uma só mensagem às famílias. “Não pode deixar água parada”, repetia. A professora aposentada, Irene Bolson, que recebeu Augusto, gostou da visita. “Muito importante este alerta para que a gente fique sempre atenta. No ano passado os agentes vieram aqui e encontraram larvas dentro do motor da piscina. Agora mantenho sempre seco”, afirmou.

Já no domingo (3), os agentes de Endemias realizaram outra ação, dessa vez na Praça da Bandeira, distribuindo material informativo e passando orientações aos frequentadores do local.