O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, decretou na semana passada um reajuste de 4,17% na tarifa dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. O percentual é o mesmo aplicado aos demais municípios do Estado, que mantêm contrato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), e ficou abaixo do solicitado pela estatal que era de 4,68%. O aumento é retroativo a 1º de julho e já vai incidir sobre a próxima fatura. Após a assinatura do novo contrato, a conta dos clientes de Santa Cruz do Sul caiu 16% em todos os itens.
Conforme o superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, a Companhia está aguardando a formalização do decreto pelo Prefeito junto à Corsan. “O valor será revertido no aumento da energia utilizada, nos insumos, nas obras de ampliação dos sistemas de água e esgoto e também repassado para investimentos na cidade”, comenta Epstein.
O contrato entre a Prefeitura e companhia foi assinado em julho de 2014 e desde então uma série de investimentos vêm sendo realizados para melhorar o sistema de abastecimento de água no município e coleta de esgoto cloacal. Em razão da demora de algumas intervenções previstas no Plano Emergencial para sanar problemas de falta d`água, em bairros da cidade, a Prefeitura já multou a Corsan em duas oportunidades.














