A sessão de cinema da Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul vai abordar a temática música na edição que acontece nessa terça-feira, 4 de julho. Mas não é qualquer música. O filme exibido será o “O segredo de Beethoven”, de Agniezka Holland, lançado em 2006.
Como acontece com grandes artistas, a vida de Beethoven sempre deixou muitas pessoas curiosas em todas as partes do mundo, e por isso, aspectos dela são comumente eternizados e reproduzidosem histórias. No filme em questão, um aspecto especial é reproduzido: o conflito do músico e compositor alemão com a surdez e a possibilidade de passar seus conhecimentos, enquanto ainda é tempo, para um pupilo.
É nesse cenário que foi criada a personagem – totalmente fictícia – de Anna Holtz (vivida por Diane Kruger), uma aluna de composição que se torna copista auxiliar, conselheira e confidente de Beethoven, em uma fase difícil de sua vida. Ele a ajuda a desenvolver seus talentos e ela auxilia Beethoven a seguir na carreira de regente de orquestras, apesar das dificuldades auditivas.

Para alguns críticos, o filme possui problemas, como o clichê da beleza e da personalidade de Anna e sua aproximação, quase que amorosa, de um Beethoven que foi conhecido por sua solidão e excentricidade. Para outros, porém, o filme trata bem algumas questões como o papel e a competência das mulheres na música.
O filme também é sempre muito elogiado por seus cenários, figurinos, paisagens e também por sua trilha sonora. Além disso, tecnicamente, em termos musicais, os diálogos correspondem à realidade e se mostram inteligentes durante todos os 126 minutos de duração do longa metragem.
A sessão de cinema acontece na sede do Sindibancários, Centro de Santa Cruz do Sul, a partir das 20 horas. A entrada é gratuita e após o filme um debate é comumente realizado. O trailer do filme pode ser assistido na página do Facebook do Riovale Jornal (facebook.com/riovalejornal). (L.C.)














