Início Geral Aprimoramento | Feirantes regularizam produtos rurais para comercialização

Aprimoramento | Feirantes regularizam produtos rurais para comercialização

Alimentos de origem animal e processados receberam a chancela da inspeção municipal

Produtores exibiram alimentos verificados pela inspeção municipal

Lucca Herzog
[email protected]

A Secretaria Municipal de Agricultura, responsável pela coordenação das feiras rurais no município, realizou, na quarta-feira, 20, uma exposição de diversos produtos coloniais – de origem animal e processados – regularizados pelos feirantes. O evento aconteceu na Feira Rural Central, e reuniu produtores locais que receberam a chancela da inspeção municipal.
Segundo o secretário da Agricultura, Décio Hochsceidt, a ação se faz necessária, em especial, em cumprimento à Lei Municipal 9.100, de 25 de outubro de 2022, que criou o Programa Municipal da Agroindústria Familiar. A Prefeitura, desde então, promove o reconhecimento dos feirantes que produzem alimentos processados, transformando o negócio familiar em agroindústrias formalizadas.

Produtos de origem animal e processados estão à disposição na Feira Rural Central
Fotos: Lucca Herzog

O programa, lembra o secretário, tem a finalidade de desburocratizar a regularização de estabelecimentos familiares, requerendo condições mínimas necessárias para receber o certificado de registro para o seu funcionamento, mas cumprindo com as exigências sanitárias. “Em 2022, começamos o projeto para transformar o negócio familiar das nossas agroindústrias”, afirmou Hochsceidt. “Quando o cliente vem na feira, tem a certeza de que está levando para a casa um produto inspecionado, em condições de ser consumido”.
O secretário explicou que a equipe de técnicos da Secretaria atua em visitas técnicas e orienta agricultores que tem interesse em formalizar suas produções, com auxílio de preenchimento de documentação e cursos de boas práticas de manipulação de alimentos, observando o cumprimento de diversos requisitos como a adequação das estruturas físicas, controle de pragas, uso da rotulagem, entre outros. Com relação aos produtos processados, ressalta-se a importância de conterem o rótulo, com especificações como procedência, validade e composição.

Quantos feirantes comercializam produtos processados?
25 (no total, 83 estão habilitados a comercializar nas feiras)

Quais são os produtos?
 Panifício
Pães, bolos, cuca, waffle, pizza, biscoito, massas caseiras, cueca virada, rocambole, ninho de abelha, etc.
 Produtos de origem animal
Ovos, embutidos, peixes, mel, leite, nata, requeijão, manteiga
 Doces
Schmiers, compotas, rapadura, geleias
 Vegetais e frutas
Conservas, aipim descascado congelado, vegetais minimamente processados, sucos, nozes, frutas cristalizadas