
Em desdobramento da Operação Marias, realizada na última quinta, 5, pela Polícia Civil em todo o Estado, a Polícia Civil de Santa Cruz do Sul apreendeu uma arma e objetos na residência de um homem que estava ameaçando divulgar fotos e vídeos íntimos da ex-esposa. Na ação, realizada no centro, foi apreendido um notebook, celular e uma pistola calibre .380. Conforme a delegada Lisandra de Castro de Carvalho, a investigação apurou que a vítima vinha sendo ameaçada há cerca de três meses após o fim do relacionamento. Além desta apreensão, a Polícia Civil realizou 10 fiscalizações de medidas protetivas, o cumprimento de mandado de busca e apreensão e averiguações de denúncias de agressões.
A Operação Marias ocorreu em âmbito nacional no combate à violência contra as mulheres. As ações contaram com a participação das Polícias Civis de 18 estados e do Distrito Federal. As atividades tiveram início às 6 horas e se estenderam até o fim da tarde. Nesse período, foram realizadas ações preventivas e repressivas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, alusivas ao mês de março, no qual se celebra o Dia Internacional da Mulher.
Em âmbito nacional, 2.701 policiais civis participaram das atividades, resultando na prisão de 338 pessoas e na apreensão de seis adolescentes. Também foram realizadas 674 medidas de fiscalização, entre averiguações de medidas protetivas de urgência e a verificação de denúncias. No Rio Grande do Sul, a Operação Marias envolveu todas as Delegacias de Polícia do Estado, inclusive nos municípios em que não há Delegacia Especializada, mobilizando 601 policiais civis. No Estado, 56 pessoas foram presas e 32 armas de fogo foram apreendidas.














