Sara Rohde
Arte é vida. Assim começo escrevendo sobre a inspiração de alguns artistas da região do Vale do Rio Pardo que expressam seus sentimentos fazendo arte.
Seja na música, na dança, na escrita ou pintura, a arte faz parte da vida de muitas pessoas. E porque não levar e mostra para a sociedade sentir um pouco da cultura e entrar no mundo dos artistas?
Em Santa Cruz do Sul, com apoio da Pró Cultura, muitos artistas podem mostrar seu talento. Mostrar seu amor pela arte com a exposição de seus trabalhos.
‘Memória – a Imagem das Palavras’, Lembranças são Palavras que o Tempo não Esqueceu de Ler, é uma exposição coletiva do Atelier Márcia Marostega, promovida pela Associação Pró Cultura de Santa Cruz do Sul e está disponível para visitas até o dia 2 de dezembro, na Casa de Artes Regina Simonis.
A mostra conta com a participação de vinte e seis artistas que buscam representar as obras com recordações de momentos marcantes de suas vidas, geralmente influenciados por elementos específicos da arte em geral, como a literatura e a música, bem como por lembranças da infância e da família.
Cada expositor buscou referências de artistas como Mário Quintana, Érico Veríssimo, Miguel de Cervantes, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e também os artistas buscam relembrar brinquedos da infância como bonecos e pandorgas (pipas).
Para Márcia Marostega, coordenadora do Atelier, a arte é um exercício da memória. “Nós vivemos as nossas memórias. No dia a dia, nas conversas, nas histórias que contamos, nas relações familiares, nas amizades, no trabalho. A lembrança do que somos ou fizemos é nossa matéria-prima, nossa base de criação e de aprendizado”, comenta. “Ao escolher um tema que lida com a complexidade e particularidade das nossas recordações, estamos compartilhando um pouco de nossas experiências de vida através de nossa arte, nossa técnica, nossas ideias e de nossas convicções”, afirma Márcia.
Para conhecer um pouco do trabalho dos artistas, é só passar na Casa de Artes Regina Simonis, situada na Rua Marechal Floriano, 651, Santa Cruz do Sul – RS. As vistas são de segunda a sexta das 10 às 12 horas e das 13h15min às 17h15min. Nos sábados, das 10 às 17 horas. A entrada é gratuita.
Quem tiver interesse em participar do Atelier Márcia Marostega, poderá entrar em contato para participar da nova turma que será formada no ano que vem. As inscrições para a próxima oficina que ocorre em março de 2018, estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail: [email protected]
Artistas participantes:














