Início Geral Associação Santa Brass Band recebe instrumentos em Porto Alegre

Associação Santa Brass Band recebe instrumentos em Porto Alegre

Orquestra santa-cruzense foi destaque em prêmio nacional oferecido pela Funarte

Diego Dettenborn
[email protected]

No início desta semana, Santa Cruz do Sul deu mais um passo em frente, rumo ao fomento da cultura e da inclusão social através da música. Isso porque, a Orquestra Santa Brass Band foi contemplada com dois novos instrumentos de sopro pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). A entrega aos contemplados com o Edital Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020 ocorreu na sede da Secretaria da Cultura, em Porto Alegre. A Associação foi selecionada entre 790 inscritos do âmbito nacional, com destaque para o reconhecimento pela qualidade de seus músicos e regência.
O Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020, que contemplou a associação, tem como objetivo a distribuição gratuita de até cinco instrumentos de sopro para 158 bandas de música. Para ser premiada com os instrumentos, a orquestra passou pela avaliação com os seguintes critérios: qualificação da banda de música; clareza na exposição das necessidades da banda de música; viabilidade prática do projeto; histórico da banda; e qualificação do regente da banda. A produtora cultural Angélica Fonseca, responsável pela construção do projeto, destaca a importância da conquista. “Não só pelo prêmio em si, mas pelo reconhecimento de um órgão nacional como a Funarte. Foram quase mil inscritos, e trezentos contemplados no Rio Grande do Sul, sendo que em sua maioria eram prefeituras, como associação apenas duas foram escolhidas, entre elas a nossa”.

Na foto: Juliana Muller (Santa Brass Band), Beatriz Araújo (secretaria da Cultura do RS), Angélica Fonseca (produtora Cultural) e Carlos Procat (maestro da Orquestra e presidente da Associação Santa Brass Band)
Reprodução

Fomento à cultura

A Associação Cultural Santa Brass Band foi fundada para promover e difundir atividades culturais desde sua primeira formação ainda em 2016. O grupo tem como objetivo principal o desenvolvimento de projetos culturais e sociais em prol das comunidades de municípios do interior do Estado. O músico Everson Tavares, que integra a Santa Brass, expõe a relevância do prêmio. “Recebemos um saxofone tenor e um saxofone alto que servirão na orquestra e também em atividades de ensino em um projeto já aprovado que irá proporcionar a realização de shows em cidades vizinhas da nossa região e em Santa Cruz do Sul. Além dos shows, iremos realizar também oficinas de musicalização em escolas da rede pública estadual”. Tavares, que também trabalha na elaboração dos projetos, ainda complementa. “Foi uma grande conquista para a associação, pois prova que estamos no caminho certo, tendo um trabalho validado pelo reconhecimento no apoio à cultura local e regional”. Os instrumentos de sopro recebidos pelo grupo são avaliados em R$ 16 mil.