Início Esportes O skate transformando vidas

O skate transformando vidas

Crianças e adultos buscam no esporte um meio de desenvolvimento pessoal


Diego Dettenborn
[email protected]

No País do futebol temos outras diversas modalidades que acumulam apaixonados e apreciadores. Algumas estão diretamente envolvidas com o estilo de vida e até com a essência cultural de cada região. Camisetão, boné e o jeito peculiar de se expressar eram características marcantes dos amantes do skate por muito tempo. Atualmente, o esporte sobre quatro rodinhas deixou de ser apenas um estilo de vida e agora está atrelado à busca por melhor qualidade de vida e manutenção da forma física, sendo assim escolha certa também para a socialização de crianças e adolescentes em tempos pandêmicos. O skate rompeu barreiras, e em Santa Cruz do Sul tornou-se uma alternativa desportiva que reúne diversão, saúde e disciplina na dose exata para atrair todo tipo de público, seja ele formado por crianças, adultos, famílias, desportistas ou não.
Foi buscando uma alternativa de socialização, bem-estar e desenvolvimento para o pequeno Gabriel, que Graziela de Aguiar Nunes encontrou na “The Box Skatepark” o espaço ideal. O Gabi, de apenas oito anos, é figurinha conhecida nas pistas do parque há cerca de um ano. Segundo a mãe, a iniciativa foi motivada pelas circunstâncias. “Hoje em dia eles estão sempre muito na tela do computador. Aqui ele está ao ar livre, praticando um esporte que ajuda a trabalhar o domínio do corpo, aperfeiçoar o equilíbrio e ainda possibilita diversos outros benefícios. Aqui ele tem apoio do pessoal que tem a capacitação para ele aprender com as técnicas certas, sem medo, com amparo e auxílio”, comenta Graziela.
Muitos benefícios estão atrelados à prática do skate, sejam eles físicos ou psicológicos. Assim como a parte emocional, uma vez que a atividade física libera endorfina, direcionando a atenção, mesmo que inconsciente para uma atividade que não esteja relacionada aos problemas do dia a dia, um dos principais benefícios é a diminuição do estresse. Outra vantagem é o aumento da concentração, já que o foco usado para executar as manobras acaba funcionando como um aprendizado e se reflete em outras áreas da vida. Gabriel, segundo a mãe, aguarda ansioso pelo momento de colocar a proteção e ir para a pista. Ela destaca a evolução geral do filho, após a inserção no esporte. “Aqui ele teve contato, claro com todos os cuidados, com outras crianças, melhorou muito essa parte da socialização. Ele conta cada segundo todos os dias para vir, e nos fins de semana também. A prática do skate fez toda a diferença nas tarefas do dia a dia do Gabriel e na forma com que ele está se desenvolvendo”.

Graziela: “A prática do skate fez toda a diferença nas tarefas do dia a dia do Gabriel e na forma com que ele está se desenvolvendo”

Trabalho voltado ao desenvolvimento da criança

A prática do skate na infância toma forma ainda mais impactante, uma vez que serve para contribuição no desenvolvimento motor, físico e mental. O educador Físico e skatista Carlos Hoehr, mestre em Promoção à Saúde, atua como professor na “The Box”. Ele destaca a importância da prática esportiva com orientação correta. “A criança em si é muito diferente e especial. Precisamos ter conhecimento para deixar eles confortáveis. Aqui trabalhamos muito a questão da autoconfiança. Muitas vezes as crianças têm evasão em alguns esportes, pois elas, de certa forma, ‘não aceitam perder’ quando têm um colega do lado que teve melhor rendimento, por exemplo. Cada criança tem o seu tempo de aprender, de evoluir. Devemos evitar a perda desse possível atleta, agindo com o pensamento de que talvez ele possa ir bem mais longe se tratar a atividade como uma tarefa, não como fazer por ego. Quando ele se der por conta, já subiu todos os degraus, evoluiu”.
Referência no esporte, sobretudo no skate, Hoehr afirma. “A educação é uma espécie de tripé: professor, pai e aluno. Se um desses pés não está certo, a coisa não anda. Então eu sempre faço questão que o pai e a mãe estejam por perto, acompanhem as aulas para ver como o filho está indo. O skate era marginalizado até pouco tempo atrás, mas é um esporte cheio de possibilidades e valências para o desenvolvimento motor deles. Agrega bastante em termos de prevenção da saúde, equilíbrio, e também na capacidade de concentração. Nós vendemos muito a questão da segurança, saber ejetar do skate, a forma de sair, o pé certo a ser usado, o equipamento adequado”.
Muito além da aula, da parte técnica, Carlos reflete sobre a importância do que é feito à criança no contexto geral, de inserção social, de manutenção da saúde e da própria vivência com o skate como ferramenta, em tempos de pandemia, de contato com a prática esportiva. “No skate, eles começam a ter outras percepções motoras, às vezes a criança tem certa dificuldade no dia a dia, não vê uma coisa e bate a testa, se machuca, então ela não tem a percepção espacial formada, neste sentido que atuamos aqui, aprimorando o desenvolvimento”.

Com oito anos, Gabriel “voa baixo” sobre o skate. Evolução também fora da pista
Foto: Diego Dettenborn

The Box

A The Box Skatepark é focada em esporte e recreação e conta com aulas de skate diárias e também aos fins de semana. A estrutura, inaugurada em 2018, oferece Pista Coberta, Bar, Skate Shop, e também aulas de Stand Up Paddle. Vale destacar a Pump Track, que é um tipo de pista que consiste em percurso com “lombadas” ou “rollers”, que possibilitam a aceleração do skate. A pista foi a primeira construída no Estado, projetada de forma especial com o desenho estrutural voltado ao aprendizado. O proprietário Geison Rodrigues destaca o objetivo do serviço oferecido pela The Box. “O skate é para todos, para isso pensamos esse espaço. Atendemos todos os públicos, desde crianças com três anos ou adolescentes. Hoje temos alunos com mais de quase 60 anos fazendo aula com nós, com 56, 57 anos também”. A estrutura, que é considerada exclusiva no Rio Grande do Sul, está localizada próximo à margem da BR-471, KM 22, em Santa Cruz do Sul, e desde sua inauguração já atendeu mais de 100 crianças e adolescentes, além também de ser utilizada pelo público em geral, skatistas amadores e profissionais. “É gratificante demais ouvir os pais nos dizerem que, depois das aulas aqui, os filhos mudaram, realmente. Antes era só computador, celular, vídeo game, hoje eles estão empolgados para estarem em aula, esperam o momento”. Ele ainda finaliza, “este é o sentido do trabalho por aqui: modificar a vida das pessoas através do skate como prática esportiva”.

Professor Carlos (E) e o proprietário Geison Rodrigues (D), na foto com alunos da The Box
Foto:Diego Dettenborn