Início Esportes Avenida celebra 77 anos com os olhos para o futuro

Avenida celebra 77 anos com os olhos para o futuro

Presidente Jair Eich confirma participação do clube na Divisão de Acesso de 2021

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Jair Eich confirma objetivo de conquistar uma das vagas no Campeonato Gaúcho de 2022. -Foto: Tiago Garcia

Fundado em 6 de janeiro de 1944, o Esporte Clube Avenida comemorou na última quarta, 6, o aniversário de 77 anos. Ao longo da sua trajetória esportiva, o clube alviverde obteve duas conquistas estaduais, vários acessos para a primeira divisão e obteve expressão de âmbito nacional com boas campanhas na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D em 2019. Atualmente, o clube alviverde disputa a Divisão de Acesso e já se organiza para disputar novamente a competição estadual neste ano com o obejtivo de voltar à elite do futebol gaúcho.

Na história, o clube alviverde obteve dois vice-campeonatos da segunda divisão em 1964 e 1969, mas não obteve o acesso. Em 1978, o clube santa-cruzense finalizou em terceiro lugar na segunda divisão e obteve o primeiro acesso, pois quatro equipes subiam naquele ano. Osegundo acesso para a Série A ocorreu em 1998 com o terceiro vice-campeonato da antiga Série B. O terceiro acesso ocorreu em 2008 com mais um vice da Divisão de Acesso. O quarto acesso veio em 2011 com a conquista do primeiro título estadual ao vencer a segunda Divisão daquele ano. Em 2014, o Avenida obteve o quinto acesso para a elite gaúcha novamente com o vice-campeonato.

O sexto acesso para a primeira divisão ocorreu em 2017, novamente com o vice-campeonato da Divisão de Acesso. Em 2018, o Avenida chegou até a fase semifinal do Campeonato Gaúcho ao ser derrotado pelo Grêmio e finalizar na 4ª colocação, sendo a sua melhor campanha na elite do futebol gaúcho. No mesmo ano, o alviverde conquistou o maior título de sua história ao vencer o Gaúcho, de Passo Fundo, e levantar a taça da Copa FGF, que garantiu a participação do clube santa-cruzense na final da Recopa Gaúcha de 2019 e na disputa da Copa do Brasil. A vaga no Campeonato Brasileiro Série D de 2019 foi conquistada com a campanha no estadual.

Na final da Recopa Gaúcha, o Avenida foi derrotado pelo Grêmio e foi vice-campeão. Na disputa da Copa do Brasil de 2019, o alviverde eliminou o Guarani, de Campinas, na primeira fase, ao vencer por 1×0 em jogo disputado no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. Na segunda fase, a equipe santa-cruzense foi derrotada pelo Corinthians por 4 a 2, na Arena Itaquera, em São Paulo, de virada, após sair vencendo a tradicional equipe paulista por 2 a 0. Na Série D Nacional de 2019, o Avenida se classificou em primeiro em seu grupo na primeira fase. Na segunda fase, a equipe alviverde enfrentou o Caxias e após dois empates, acabou sendo eliminada ao ser derrotada nos pênaltis por 6 a 5 pelos caxienses.

Ao amargar um doloroso rebaixamento no Campeonato Gaúcho em 2019, a equipe santa-cruzense voltou a jogar a Divisão de Acesso em 2020, onde disputou três partidas até a competição ser suspensa em meados de março e posteriormente cancelada em razão da pandemia de coronavírus. Desde então, o clube suspendeu momentaneamente as atividades do futebol profissional.

RETOMADA EM 2021

O atual presidente, Jair Eich, que está no Avenida desde 2004, participou de vários momentos do clube e destaca o passado recente de conquistas. “2018 foi o grande ano de conquistas na história do clube e 2019 foi o ano de maior expressão com as participações na Copa do Brasil e Série D Nacional”. Com o departamento de futebol parado em razão da pandemia, o presidente destaca que aguarda a definição da Divisão de Acesso de 2021 pela Federação Gaúcha de Futebol para buscar novamente uma vaga na elite. “Esperamos que venha a vacina para que se retome a normalidade e a gente possa dar continuidade à história do clube”, frisou.

Sobre a passagem do aniversário de 77 anos do clube, Eich destacou a importância de se comemorar a data e saudou a todos os avenidenses. “Com certeza os torcedores avenidenses estão felizes pelas conquistas obtidas nos últimos anos. Estamos vivendo este momento de dificuldades, mas vamos nos planejar e se preparar para que o Avenida possa brigar por uma das duas vagas da Divisão de Acesso e voltar para a elite do Campeonato Gaúcho em 2022”, finalizou o presidente.