
Os bancários e bancárias aderiram ao Dia do Basta nesta sexta-feira 10, vestiram preto e algumas agências da base territorial do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região atrasaram em 1h a abertura para atendimento.
O Dia do Basta ocorre nesta sexta em todo o país em protesto contra os retrocessos, como a reforma trabalhista, o desemprego que atinge quase 13 milhões de brasileiros, os cortes na saúde e educação, o aumento da pobreza e da miséria, a entrega do patrimônio nacional como o pré-sal e o desmonte das empresas públicas, entre elas o Banco do Brasil e a Caixa.
Além de lutar em defesa do emprego, da aposentadoria e dos direitos trabalhistas, os(as) bancários(a) também cobram uma proposta digna dos banqueiros, que mantenha os benefícios já adquiridos e garanta novas conquistas para a categoria nesta Campanha Salarial.
A participação da categoria no protesto nacional foi aprovada quarta-feira 8, em assembleias nas bases de sindicatos de bancários de todo o país. As mesmas assembleias rejeitaram a proposta insuficiente e incompleta da Fenaban. A categoria esteve reunida para avaliar a oferta dos banqueiros, que, apenas cobre a inflação nos salários, PLR, vales e demais verbas econômicas, sem aumento real dos salários. A próxima rodada de negociação está agendada para o dia 17 de agosto.

Defesa dos bancos públicos
No dia 15 de agosto será realizado um Dia Nacional de Luta em defesa dos bancos públicos e contra as resoluções 22 e 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), em Brasília, em frente ao Ministério da Fazenda e repercutido nos estados que não puderem participar do ato em Brasília. Estas resoluções determinam que empresas estatais reduzam despesas com a assistência à saúde dos trabalhadores; e limita a 6,5% da folha de pagamento a participação no custeio dos planos de saúde dos funcionários pelas empresas públicas. Isso afeta tanto a Cassi (plano de saúde dos funcionários do BB), quanto o Saúde Caixa.















