Início Editorial Basquete mora no coração de Santa Cruz

Basquete mora no coração de Santa Cruz

O esporte é um dos grandes orgulhos de Santa Cruz do Sul, nas mais variadas modalidades. Do futebol à ginástica rítmica, do atletismo à patinação. Um esporte que mora nos mais fortes sentimentos da cidade, é o velho e bom basquete. Desde a década de 1950, Santa Cruz vem colecionando grandes conquistas na “bola ao cesto” e, em 1994, foi atingido o ápice, quando o Corinthians Sport Club foi campeão da Liga Nacional de Basquete Masculino.

Desde lá, passou muito tempo, e a tradição está mantida. Vinte e sete anos depois, em 2021, o Esporte Clube União Corinthians venceu o Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino. Nesse intervalo de tempo, de quase três décadas, Corinthians Sport Club e Clube União realizaram uma fusão, e hoje o União Corinthians representa Santa Cruz e o Rio Grande do Sul no cenário estadual e nacional.

Ao longo dos últimos meses, o “Riovale Jornal”, através do repórter e colunista Tiago Garcia, apresentou uma série de reportagens que relatam a história de conquistas do basquete santa-cruzense. É uma trajetória, de fato, muito rica, com vários campeonatos obtidos, no cenário estadual e nacional. Nos últimos 45 anos, o “Riovale” ajudou a contar essa história do basquete, ao longo de centenas de edições a partir de 1976, ano em que o jornal foi fundado.

Em quatro décadas e meia, nosso jornal destacou o trabalho de várias instituições que possuem tradição no basquete: Corinthians, União Corinthians, Ginástica, Escola Ernesto Alves, Mauá, Marista São Luís, Colégio Sagrado (hoje Dom Alberto), Unisc, Sesi, AABB, entre outras. A comunidade santa-cruzense agradece a essas instituições, e o título brasileiro de 2021 do União Corinthians é resultado dessa tradição, dessa história, que mora no coração de Santa Cruz.