Guilherme Athayde
[email protected]
O Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, que atende a diversos municípios do Vale do Rio Pardo, recebeu nesta semana um novo equipamento que irá qualificar o atendimento a vítimas durante as ocorrências.
Com um investimento aproximado em torno de R$ 20 mil, a Associação de Entidades Empresariais (Assemp) custeou a compra de duas almofadas pneumáticas, instrumentos que podem ser utilizados para erguer uma estrutura mais pesada como um carro ou caminhão, facilitando a retirada de vítimas após um acidente de trânsito ou queda de escombros. Cada equipamento pode levantar até 40 toneladas, e funciona com ar comprimido. Na demonstração do dispositivo, na tarde de segunda-feira, 7, em Santa Cruz, os bombeiros içaram em poucos segundos uma camionete da corporação que pesa mais de duas toneladas. Acoplada a um tubo de ar comprimido, a almofada infla e realiza o deslocamento da estrutura.
Os acessórios são novidade na região, tanto no Vale do Rio Pardo quanto no Vale do Taquari, segundo o Comandante Regional dos Bombeiros, Coronel César Eduardo Bonfanti. “É um equipamento que ainda não contávamos na região, então o pessoal ainda teve que aprender a utilização. Nos nossos nove quarteis que possuímos, nenhum contava com o equipamento”.
Um representante do fabricante do material repassou as orientações de uso aos integrantes da corporação. Segundo o coronel César Bonfanti, em breve todos os bombeiros de Santa Cruz terão o conhecimento para manejar o artefato.















