
Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Em operação conjunta desenvolvida por policiais militares de Venâncio Aires, Vale Verde e São Jerônimo, a Brigada Militar realizou na madrugada de ontem, 11, a prisão em flagrante de dois suspeitos, ambos com 31 anos, pelo crime de abigeato na localidade de Lomba Alta, no interior de Vale Verde.
Conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa da guarnição, a descoberta da ação criminosa se deu através do trabalho do setor de inteligência policial do 23º BPM e do 28º BPM que haviam identificado os autores dos últimos delitos em Santa Cruz do Sul e região. Várias diligências foram realizadas ao longo das últimas semanas para chegar ao conhecimento do modo de atuação dos delinquentes. Conforme analisado nos dados geográficos da atuação, através da ferramenta Avante, foi possível identificar a maneira que a quadrilha agia na região.
No início da madrugada os agentes de inteligência constataram movimentação atípica dos delinquentes, onde possivelmente estariam se articulando para cometer novo delito em local incerto, porém, com retorno para a região. O conhecimento obtido foi repassado para os efetivos policiais de Venâncio Aires e Vale Verde, os quais montaram barreiras pela região. Em um dos pontos de barreira, ao realizar a abordagem policial, um veículo fugiu sendo abordado em outro ponto de barreira. Após parar o veículo, o indivíduo tentou fugir para o mato, sendo preso em seguida. No veículo foram localizados dois animais abatidos.
Logo após, outro veículo se aproximou, sendo que o condutor ao avistar a barreira policial, perdeu o controle do veículo vindo a colidir em uma árvore. Ele também tentou fugir para o mato, mas foi perseguido e preso pelos policiais militares. No veículo foram encontrados mais três animais abatidos da raça Jersey Holandesa Mista, os quais também haviam sido furtados.
Após novas diligências a Brigada Militar identificou que os animais foram furtados de uma fazenda do município de São Jerônimo, onde após contato, a vítima confirmou ser proprietária dos animais. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram encaminhados para autuação do flagrante e após, conduzidos para o presídio de Venâncio Aires.
Segundo o tenente coronel Giovani Paim Moresco, comandante do 23 BPM, operações de inteligência policial juntamente com as patrulhas comunitárias do interior -PCI- serão mantidas para prevenir novos delitos de abigeato na região, bem como identificar os receptadores da carne furtada. “É importante que a comunidade efetue os registros dos delitos de furto abigeato e informe a Brigada Militar para que as estratégias para a prisão dos autores e prevenção dos delitos possam ser realizadas com maior amplitude e profundidade”, finalizou o comandante.














