Início Política Câmara aborda condições de trabalho dos Guardas Municipais e Azuizinhos

Câmara aborda condições de trabalho dos Guardas Municipais e Azuizinhos

Everson Boeck
[email protected]

As condições de trabalho dos Guardas Municipais e dos Fiscais de Trânsito, os chamados Azuizinhos, esteve na pauta da sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 9 de junho. A vereadora Solange Finger (PTB), a partir de um posicionamento do vereador Wilson Rabuske (PT) na tribuna em sessões anteriores, falou sobre as condições dos uniformes de trabalho desses profissionais e realizou um Pedido de Informação ao Executivo.
Segundo relatou a vereadora, com a chegada do inverno e das baixas temperaturas surge a preocupação com as condições climáticas às quais os Guardas Municipais e Azuizinhos estão expostos. “Além dos guardas, minha preocupação maior é com os fiscais que desenvolvem a maior parte das suas atividades na rua sob qualquer tipo de clima. Após o pronunciamento do Wilson, comecei a observar os guardas e os fiscais de transito expostos ao frio intenso e à chuva”, destacou. A vereadora também contou que, há aproximadamente 12 anos, atuou com a Guarda Municipal e afirma conhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais. “Sei do trabalho e a responsabilidade que eles têm”, acrescentou.
Em resposta ao Pedido de Informação da vereadora, o secretário municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitária e Esporte, Henrique Hermany, garantiu que entre os anos de 2013 e 2014 foram adquiridos 57 kits de fardamento contendo, cada um, 2 calças, 2 camisas mangas longas, 1 camisa manga curta, 2 camisetas, 1 cinto tático, 1 cinta, 1 par de coturno e 1 boné.  Conforme a resposta, está em fase de confecção mais 75 kits de fardamento, cuja entrega está prevista para o mês de julho deste ano.
Além disso, de acordo com o coordenador da Guarda Municipal e Defesa Civil, José Joaquim Dias Barbosa, recentemente o Executivo realizou o empenho de mais 30 cones de sinalização de trânsito, 75 apitos para sinalização de trânsito, 5 lanternas e 10 pares de algemas. “Foi solicitado para a próxima licitação 150 suéteres e 75 jaquetas. Também está sendo efetuada a compra de 4 revólveres, munições e 10 coletes a prova de balas, materiais estes dentro do planejamento da chegada dos novos Guardas Municipais”, informou. “Também estão sendo realizados cursos de reciclagem em virtude da renovação do porte funcional de arma de fogo. É preocupação constante por parte da Secretaria à renovação, aquisição de materiais, fardamento, equipamentos e aperfeiçoamento da Guarda Municipal”, esclareceu Barbosa. Solange agradeceu a atenção dada à questão pelo Executivo.

Expediente

Nos dias de jogos da Copa do Mundo, dias 12, 17 e 23 de junho, o horário de funcionamento da Câmara Municipal de Vereadores será das 7h45 às 11h45, e das 13h às 15h. Nos dias em que os jogos caem nos dias das sessões, estas iniciarão às 19h.

ARQUIVO/RJ

Subsídios ao trabalho dos Guardas Municipais e Azuizinhos foi um
dos assuntos discutidos na sessão da Câmara desta semana

Projetos aprovados:

– Projeto de Lei nº 88/E/2014
Autoriza o repasse de R$ 12.000,00 à Associação Beneficente Sinal de Amor – ABSA
Autor: Poder Executivo
                           
– Projeto de Lei nº 92/E/2014
Autoriza a desafetação de uma área para instalação de equipamentos comunitários, no quarteirão formada pela Rua Almirante Tamandaré, Gaspar Silveira Martins e duas ruas projetadas
Autor: Poder Executivo

– Projeto de Lei nº 93/E/2014
Cede o uso de prédio à Associação Educacional Educar e Brincar
Autor: Poder Executivo
                           
– Projeto de Lei nº 95/E/2014
Cede o uso de imóvel à Associação Amigos da Bocha
Autor: Poder Executivo