Guilherme Athayde
[email protected]
O vereador Elstor Desbessel (PTB) protocolou um requerimento na pauta do Legislativo, para o envio de uma moção de repúdio à Rede Globo de Televisão, em virtude de uma matéria veiculada no dia 31 de maio, sobre a cultura do tabaco no Vale do Rio Pardo.
Desbessel utilizou parte de seu espaço na reunião da Câmara dessa segunda-feira, 19, para criticar a reportagem produzida. Segundo o parlamentar, os dados utilizados não são verídicos. O vídeo foi reproduzido para os vereadores no telão do plenário.

No documento protocolado na Câmara, são contestadas as informações da reportagem, baseadas em um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), que alegam que o fumo seria responsável por sete milhões de mortes a cada ano.
A matéria, exibida no programa Bom Dia Brasil, cita ainda que a cultura do tabaco causa danos ao meio ambiente, e seria responsável por “praticamente acabar com a floresta nativa, que hoje tem apenas dois por cento de sua extensão original”. Sobre o Vale do Rio Pardo, o texto da matéria aponta que a região teria indicadores de desenvolvimento mais baixos em relação aos municípios com economias menos dependentes do cultivo do tabaco.
Nas contestações contidas no requerimento, o parlamentar argumenta que o álcool também é uma droga nociva, que também gera milhões de vítimas todos os anos, e que o assunto não é discutido com a mesma crítica.
A alegação é de que a matéria foi feita sem conhecimento de causa. O documento produzido pelo vereador cita ainda que Santa Cruz do Sul teve em 2014 o quinto melhor índice do Estado no tocante ao Produto Interno Bruto (PIB), e segundo o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), o município do Vale do Rio Pardo tem o terceiro melhor desempenho no Rio Grande do Sul entre as cidades com mais de cem mil habitantes.
“Nos chamou a atenção a maneira de que esta matéria foi divulgada na Rede Globo. Dizendo que a região era pobre, e que a cultura do tabaco não traria renda pra região, pelo contrário, traria um índice elevado de mortes, e nós não podemos concordar com isso”, explicou. Desbessel destacou também que a nota de repúdio contém ainda um convite para que integrantes da emissora venham até o Vale do Rio Pardo para tomar conhecimento do assunto.
Diversos vereadores manifestaram apoio ao requerimento. Bruno Faller (PDT) disse que a reportagem “distorce completamente a verdade”. Já André Scheibler se disse indignado com a matéria. “Uma reportagem de muito mau gosto. Deveríamos todos desligarmos o canal da Rede Globo”, manifestou-se o representante do Solidariedade.
Até esta segunda-feira, 19, o vídeo polêmico podia ser acessado na internet no endereço https://globoplay.globo.com/v/5906717/.














