Início Geral Carolina Bahia fala sobre eleições e a Copa do Mundo na Conexão...

Carolina Bahia fala sobre eleições e a Copa do Mundo na Conexão Assemp

Everson Boeck
[email protected]

Falar sobre o atual cenário político, as tensões pré-leitorais, a Copa do Mundo no Brasil e os reflexos disso tudo no bolso e na vida dos brasileiros foi o objetivo da palestra da jornalista Carolina Bahia, durante almoço no Hotel Águas Claras, na última terça-feira, 18. Com o título “2014: Da Copa às eleições – o que esperar da Política econômica e do debate pré-eleitoral”, a palestra foi promovida pela Associação das Empresas de Santa Cruz do Sul (Assemp) em parceria com a RBS TV dos Vales e faz parte da primeira edição do projeto Conexão Assemp. Cerca de 100 empresários assistiram o evento e participaram, ao final, do debate rico em questionamentos e contribuições do público.
Carolina, revelando alguns pontos dos bastidores políticos de Brasília, falou sobre o principal tema que preocupa e desperta a curiosidade da sociedade: os preparativos para as eleições deste ano e tudo que implica chegar neste momento. “Até lá (as eleições) vamos passar pela Copa do Mundo e por toda a discussão que envolve a política econômica do País e como esses dois elementos interferem em nossa vida, de cada brasileiro”, comenta.
O Projeto Conexão Assemp, tem como objetivo promover, periodicamente, encontros com personalidades e profissionais de diferentes áreas de atuação, como forma de ampliar o debate sobre temas de interesse da comunidade e fomentar o desenvolvimento regional. “A Assemp quer agregar, unir esforços no sentido de contribuir ativamente no desenvolvimento regional. Neste sentido, acreditamos que ampliar o debate, a troca de ideias e de experiências é fundamental”, destaca o presidente da Assemp, Flávio Haas. “Se houvesse um aparelho para medir a competência das pessoas que estão neste recinto, certamente ele chegaria ao nível máximo. É por isso que os senhores foram convidados para este momento para que possamos nos conectar e, juntos, crescer e alcançar as conquistas necessárias para o desenvolvimento da nossa região”, enfatiza.
O gerente regional da RBS TV dos Vales, Matheus Carvalho, destacou a capacidade de aprender coletivamente e frisou a integração e a cooperação entre os diversos órgãos e instituições da sociedade. “Para uma ideia acontecer ela precisa de competência e execução. Isso nós temos aqui, nesta verdadeira confraria de empresários”, classificou. Ele anunciou que, do projeto Conexão Assemp, serão realizados mais quatro almoços durante este ano, programados para acontecer a cada dois meses.

Everson Boeck

Na primeira edição do evento promovido pela Assemp e RBS TV, jornalista
abordou um dos assuntos mais comentados no Brasil na atualidade:
o período pré-eleitoral e a Copa do Mundo

Reflexos no dia a dia

Durante sua apresentação, a jornalista mostrou dados e apontou situações do cenário político em Brasília que refletem no cotidiano dos Brasileiros. Segundo Carolina, embora as pautas do ano já estejam definidas na Capital Federal, ainda há nuances e decisões a serem tomadas até as eleições e em meio à Copa do Mundo que ainda podem interferir, inclusive, no bolso da população.
A palestrante explicou que o governo federal, já no início deste ano, elevou o percentual de juros no País para tentar reduzir a inflação e se aproximar da meta (4,5%) e se afastar do teto de 6,5%. “Atualmente estamos com uma inflação em 5,3% e a previsão é que chegue a 6,11%, assim como o dólar deve ficar na faixa dos R$ 2,44. Podemos afirmar que a prioridade do governo federal é o ajuste fiscal. Com isso, a liberação de recursos públicos, por exemplo, deve ficar mais lenta”, coloca.
Carolina também questionou aspectos que o governo federal pode fazer até as eleições na tentativa de se reeleger e como vão se comportar as duas principais forças adversárias. Questionada sobre a aceitação da presidente Dilma Rousseff mesmo com todos os problemas enfrentados pela sua administração e por quê a oposição não consegue cumprir seu papel de oposição, a jornalista esclarece que, na sua visão, o problema é “um discurso antigo”. “Fundamental para a democracia, a oposição não está conseguindo chegar aos pontos principais do adversário porque não modernizou seu discurso e tem problemas internos, de relacionamento político”, aponta.
Neste sentido, a palestrante sugeriu aos empresários e à sociedade cobrarem dos candidatos foco na estabilidade econômica do País. “Independente de qual partido saia vitorioso das eleições este ano, é fundamental que o grupo vencedor tenha como meta manter a inegável estabilidade econômica que conquistamos ao longo das últimas décadas e nós, enquanto sociedade, precisamos cobrar isto”, sublinha. Carolina também falou sobre a lentidão nos processos burocráticos no Brasil. “O governo precisará azeitar a máquina. Não é possível que um agricultor gaúcho, por exemplo, espere três anos para colocar um pivô em sua lavoura para irrigação porque depende de uma liberação”, argumenta. Carolina também defendeu uma reforma trabalhista para que o governo possa investir em mão de obra qualificada e afirmou que uma redução de programas sociais é impossível. “Inevitavelmente será preciso criar uma forma de o funcionário não sair tão caro para as empresas e, assim, elas poderão investir em mão de obra”, analisa.

Tensão da Copa

Em entrevista ao Riovale Jornal, a jornalista garantiu que o governo teme novas manifestações durante o período da Copa. “Justamente por essa razão, sabe-se que está sendo estruturado um esquema de segurança muito grande para o caso de manifestações violentas, a exemplo das ocorridas ano passado”, esclarece. No entanto, Carolina lembra que em 2007, quando iniciaram as primeiras tratativas para a realização do evento no Brasil, não houve uma posição contrária da sociedade.  “Quando se falou em Copa do Mundo no Brasil ninguém se posicionou contra, mas é natural porque na época vivíamos um momento muito bom e este cenário mudou. A Copa, porém, é um fato, não há como voltar atrás. Agora nós, brasileiros, teremos que tirar o melhor proveito dela”, observa.
Para a porto-alegrense, a revolta de parte da população sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil se deu pelo fato de o evento ter trazido à tona alguns problemas do País. “A Copa está desvendando alguns problemas sérios que o país tem: falta de responsabilidade e capacidade de gestão são alguns deles. Das 49 obras nas cidades sede, apenas cinco foram entregues até agora. Além disso, me parece, que parte do setor privado, que também vai lucrar com o evento, está tirando o corpo fora”, comenta. “Por fim, se a seleção brasileira não ganhar a Copa, a situação vai ficar muito pior: restará uma conta para pagar e sem a euforia da vitória”, resume.

Everson Boeck

Carolina sendo homenageada com uma cesta de produtos e lembranças
locais pelo presidente da Oktoberfest, Léo Schwingel, pelo presidente da
Assemp, Flávio Haas, e pelo gerente regional da RBS TV dos Vales, Matheus Carvalho

Conheça a palestrante

Carolina Bahia é jornalista, formada pela Famecos-PUC/RS e com especialização em Mercado Financeiro para Fundação Instituto e Administração (FIA-SP). Já trabalhou na Revista  A Granja e no Jornal do Comércio. No Grupo RBS atuou no Caderno Campo e Lavoura. Em 2000, foi transferida para Brasília (DF), onde atuou como repórter e editora da Sucursal RBS/Brasília, cobrindo eventos como a CPI dos Correios e a polêmica do mensalão. Há três anos é colunista do Grupo RBS em Brasília, à frente do programa  Atualidade (Rádio Gaúcha), também com participações na Rádio CBN/Diário/SC. Além disso, faz comentários diários na RBS TV para o Jornal do Almoço do Rio Grande do Sul e para o Jornal do Almoço de Santa Catarina. A jornalista também é titular das colunas Brasília, em Zero Hora, e SC no Planalto, no Diário Catarinense.