Início Geral Cartório ainda aguarda mais de 30 mil para recadastramento biométrico

Cartório ainda aguarda mais de 30 mil para recadastramento biométrico

Rosibel Fagundes
[email protected]

Os eleitores de Santa Cruz do Sul que ainda não fizeram o cadastro biométrico devem procurar o Cartório Eleitoral o quanto antes. O prazo final para fazer o cadastro, que é obrigatório, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade) termina em 11 de março. Caso o cadastro não seja realizado até a data, os eleitores terão até 150 dias antes das eleições para regularizar sua situação. Após, o Título será cancelado e o eleitor ficará impedido de votar, candidatar-se, além de ter dificuldades em realizar cadastro em benefícios federais como inscrever-se ou receber o Bolsa Família, emitir passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, além de outros impedimentos.

A menos de três meses para o fim do processo, apenas 64.701 mil dos 102. 503 mil eleitores do município estão em dia com a Justiça Eleitoral, 38 mil ainda precisam realizar o procedimento. O chefe da 162ª Zona Eleitoral e coordenador da central de atendimento, Marcelo Vicente Freitas, destacou a importância de não deixar para a última hora. “Pedimos para que as pessoas não deixem para os últimos dias de março, para evitar filas. Quanto antes puderem vir, mais tranquilo será o atendimento. Temos uma  capacidade de atendimento, são nove guichês e cada cadastro dura cerca de 15 minutos”.

O atendimento no Cartório Eleitoral é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3717- 4738. Para fazer o recadastramento o eleitor precisa ir ao Cartório Eleitoral, na rua Ernesto Alves, 760, no centro de Santa Cruz, com um documento oficial com foto, título e um comprovante de residência.