Início Sem categoria Centro de Cultura Francisco Frantz está reaberto

Centro de Cultura Francisco Frantz está reaberto

Prédio foi revitalizado para garantir a manutenção de suas estruturas

Grasiel Grasel
[email protected]

O Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga Estação Férrea, foi reaberto para visitação na noite dessa terça-feira, dia 7. Na oportunidade, ocorria paralelamente uma exposição com pinturas em tela de alunos das oficinas de cultura da artista plástica Valquíria Ayres Garcia. O prédio onde ficam instalações da Secretaria de Cultura foi revitalizado para garantir seu bom estado de conservação e recebeu nova mobília.
De acordo com a secretária interina de Cultura, Solange Finger, houve muitos participantes, em especial muitos familiares dos alunos da artista Valquíria. A revitalização manteve a estrutura original do prédio, que abrigava a antiga Estação Férrea da cidade, sendo este um dos pontos turísticos mais importantes do município por sua relevância histórica.
Atualmente o prédio conta com uma sala administrativa da secretaria e saguão para exposições de artistas locais e regionais no primeiro piso. Já no segundo andar fica uma sala para eventos como palestras, com cerca de 50 cadeiras. “Deixo o convite para a comunidade ir até o Centro de Cultura para conhecer, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a história da nossa cidade”, diz a secretária interina.
Finger destaca que considera muito importante a revitalização do espaço por sua relevância histórica. “A cidade e as pessoas precisam de histórias, para ter uma raiz. Ali está toda a nossa história, das primeiras maneiras que o povo tinha para se locomover de uma cidade para outra, o trem”, diz. Segundo ela, a locomotiva da antiga estação também deverá passar por uma revitalização em breve, pois o Palacinho já busca recursos junto ao governo federal para este fim.
Os locais onde a Secretaria de Cultura está atuando neste momento são dois: uma parte fica na antiga estação, na qual atua a direção de cultura da pasta que voltará a ser liderada por Solange ao fim das férias do secretário titular, Edemilson Severo; já a outra fica na Biblioteca Pública Municipal Elisa Gil Borowski, no prédio do antigo presídio, na esquina das ruas Galvão Costa e Marechal Floriano.
A secretária interina destaca que a Secult se mantém aberta para receber artistas da região interessados em expor seu trabalho no Centro de Cultura, bem como para sediar palestras. Interessados podem se dirigir até o local, na Rua Ernesto Alves, 817, junto à Praça Siegfried Heuser. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3056-2824.