Início Economia China Tabaco e Alliance One anunciam criação de uma nova empresa

China Tabaco e Alliance One anunciam criação de uma nova empresa

A China Tabaco Internacional do Brasil (CTIB) e a Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos (AOB) anunciaram na sexta-feira, 6, que assinaram um acordo definitivo para criação de uma nova empresa (Joint Venture). A JV será instalada nas novas dependências da Alliance One, recentemente adquiridas em Venâncio Aires (Rua Coronel Agra, 1767). De acordo com a transação a AOB vai transferir para a nova empresa os contratos de aproximadamente 6 mil produtores integrados do Rio Grande do Sul a partir da Safra 2011/12. Nesse empreendimento conjunto a CTIB terá a participação de 51%, enquanto que a AOB 49%.
Segundo o presidente da CTIB, Deqing Liang, a alta qualidade aliada à capacidade de crescimento de volumes, torna o tabaco brasileiro um componente altamente desejável nos cigarros chineses de melhor qualidade. “Há tempos vínhamos estudando o mercado brasileiro com a intenção de iniciarmos a compra direta do produtor. A nova empresa é a união de duas potências do setor do tabaco, uma aliança estratégica que nos consolida no mercado brasileiro, um dos mais importantes do mundo”, destaca.
De acordo com o diretor Regional América do Sul da AOB, Alexandre Strohschoen, “a nova empresa tem por objetivo fomentar a produção de tabacos de qualidade para atender o mercado chinês. A China detém o maior mercado de cigarros e o que mais cresce em participação no mundo, este acordo consolida a importância do Brasil como um dos principais fornecedores. É uma parceria que está alinhada com a estratégia de crescimento e sustentabilidade da Alliance One”, enfatiza.
As operações administrativas da Joint Venture, bem como a compra do tabaco de seus produtores integrados, estarão centralizadas anexas ao complexo logístico da AOB, com acesso pela Rua Silveira Martins, 1733. No entanto, o processamento do tabaco será realizado na unidade de Processamento de Tabaco da Alliance One localizada na Rua Emílio Selbach. A nova empresa deve gerar, inicialmente, em torno de 250 empregos diretos, entre efetivos e temporários, com previsão de faturamento da ordem de R$ 200 milhões.

Alexandre Deding

Da esquerda para a direita, Alexandre Strohschoen, diretor Regional América do Sul da Alliance One, e Deqing Liang, presidente da China Tabaco Internacional do Brasil