Início Sem categoria Cine Vagão desperta o gosto por filmes

Cine Vagão desperta o gosto por filmes

Nelson Treglia
[email protected]

Um espaço voltado à cultura e à educação. Assim pode ser chamado o projeto Cine Vagão, oferecido a crianças e adolescentes de até 12 anos, de escolas públicas e particulares de Santa Cruz do Sul. Realizado na antiga Estação Férrea, o projeto foi apresentado na tarde desta quinta-feira, 17 de agosto, pela secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, e pelo diretor de Cultura, Nasário Bohnen. Em um dos vagões restaurados pela Prefeitura, as crianças assistiram ao filme “Moana, Um Mar de Aventuras”. Além de acompanhar a apresentação cinematográfica, a garotada pôde conhecer a história da Estação Férrea, por meio de uma exposição sobre o trem. E, para incrementar ainda mais a experiência, eles visitaram obras de artistas plásticos locais.

Crianças assistem ao filme com toda a atenção que a arte cinematográfica requer

A secretária Jaqueline Marques acredita que esta é uma iniciativa de grande caráter educacional. “O projeto faz com que as crianças e adolescentes possam conhecer um espaço de cultura. É um aprendizado para eles”, explica a secretária. Para Nasário Bohnen, os estudantes têm a oportunidade de conhecer a relevância histórica da Estação Férrea para Santa Cruz, principalmente porque ela exerceu uma importância econômica no passado.

Ao ingressar no vagão onde estava sendo exibido o filme, foi possível perceber que as crianças estavam bem atentas, em um cenário típico dos grandes cinemas. Aquela escuridão entusiasmante de salas como as do Cine Santa Cruz e do Cine Max, caracterizou bem o clima da exibição. A organização do projeto distribuiu pipoca para os novos cinéfilos, complementando o cenário do Cine Vagão do jeito que acontece nos cinemas espalhados pelo mundo.

As sessões podem ser agendadas pelas escolas, e agora a expectativa é de que o espaço se torne um novo ponto de encontro para quem gosta de assistir filmes, agradando também aos adultos.

Jaqueline Marques e Nasário Bohnen apresentaram o projeto Cine Vagão