Início Especiais Classe contábil | Sindicontábil celebra 75 anos de atuação

Classe contábil | Sindicontábil celebra 75 anos de atuação

Entidade representa mais de três mil profissionais contábeis em 25 municípios do Vale do Rio Pardo e Região Centro-Serra

Para o presidente os desafios do Sindicontábil residem na capacidade de auxiliar os profissionais às novas realidades
Fotos: Nascimento MKT

O dia 13 de maio é um marco para a história da contabilidade na região. Foi nesta data, em 1948, que foi criada a primeira entidade representativa da classe contábil do Vale do Rio Pardo. Inicialmente no formato de associação, hoje o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sindicontábil) celebra 75 anos de atuação representativa e pró-valorização dos profissionais que se dedicam ao trabalho de controle, auxílio na arrecadação tributária e no gerenciamento de organizações. Ao longo dos anos, o profissional contábil assumiu o papel de protagonista, tornando-se vital para a organização econômica em todas as esferas e a Entidade, representativa, da classe contábil do Vale do Rio Pardo.

Para o presidente do Sindicontábil Vale do Rio Pardo, Ernani Baier, a entidade tem desde o seu embrião, o propósito de representar os interesses da categoria. “Durante este tempo evoluímos para uma entidade sindical, sendo que, atualmente, temos 25 municípios na nossa base territorial. Nossa missão é de representar os profissionais da contabilidade do Vale do Rio Pardo e Região Centro-Serra, visando promover a valorização e a integração destes, na defesa dos interesses da categoria junto à sociedade e propiciando conhecimento”, define.

Baier salienta que, em reconhecimento ao papel desempenhado pelo Sindicontábil ao longo dos anos, foi possível inserir a entidade na comunidade regional, com excelente posicionamento profissional junto à classe contábil, bem como junto ao meio acadêmico. “Sem esquecer jamais das gestões anteriores e dos colaboradores de ontem e de hoje, que também deram seu esforço para que tenhamos uma bela estrutura e reconhecimento da comunidade.”

Na visão de futuro – para os próximos 75 anos – para o presidente os desafios do Sindicontábil residem na capacidade de auxiliar os profissionais às novas realidades, que consistem no formato de uma contabilidade consultiva e no uso intensivo de meios digitais como ferramentas de trabalho. “Há também uma necessidade de aproximar os jovens do mercado de trabalho para o meio contábil. Aproximá-los e despertar neles o interesse nesta profissão que é tão importante para a sociedade”, confirma.

Sede da entidade está localizada na Avenida do Imigrante, 469

A comemoração

Na sexta-feira, dia 19 de maio, ocorre o Jantar-Baile de 75 anos do Sindicontábil Vale do Rio Pardo. O evento será realizado na sede social do Tênis Clube, em Santa Cruz do Sul, a partir das 20 horas. “Será um momento de confraternização e comunhão entre diretores, ex-presidentes e toda a classe contábil que foi convidada para participar. Será nossa festa de aniversário. Iremos receber também os apoiadores e parceiros do Sindicontábil, para que seja realizada uma grande celebração”, destaca o presidente, Ernani Baier.

A reserva de convites pode ser feita diretamente na sede da entidade, que fica na Avenida do Imigrante, 469, Centro de Santa Cruz do Sul. “Queremos desejar os parabéns aos profissionais que ajudam nesta construção diária do Sindicontábil Vale do Rio Pardo. Que tenhamos a oportunidade de comemorar muitos aniversários juntos” deseja Baier.