Início Educação Colégio Mauá: construindo conhecimentos que contribuam na formação de pessoas

Colégio Mauá: construindo conhecimentos que contribuam na formação de pessoas

As inscrições para alunos novos no Colégio Mauá seguem até o dia 30 de novembro e as matrículas acontecem no período de 1º a 23 de dezembro. As rematrículas serão após a entrega dos resultados finais. O educandário terá o início do ano letivo 2012 marcado para o dia 22 de fevereiro e contará com novidades à espera dos alunos. Atualmente o Colégio Mauá – que está localizado na Rua Cristóvão Colombo, 366 – conta com 1.230 alunos e a cada ano, com a formação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, abrem novas vagas.
Com uma atuação pedagógica que caminha lado-a-lado com a comunidade, o Colégio Mauá abre sua imensa estrutura para receber os estudantes a cada dia. Além de uma prática pedagógica consistente, os alunos têm a possibilidade de estudar num ambiente favorável e que os integra a natureza. Tudo isso é um conjunto de elementos que faz com que se tornem pessoas de destaque dentro da sociedade.
O Colégio Mauá traz como missão construir conhecimento que auxilie na formação de pessoas autônomas, solidárias, sensíveis e versáteis, favorecendo a convivência, num ambiente saudável, inovador e multidisciplinar em que as ações sejam permeadas por valores éticos e cristãos. Ser o centro referencial em aprendizagem e convivência onde as potencialidades do indivíduo possam ser desenvolvidas é a visão do educandário que tem como princípios a comunidade escolar como centro das ações; desenvolvimento das habilidades e potencialidades; parceria com a comunidade em ações e projetos; atualização permanente e qualidade nas relações e no trabalho; relações permeadas pelo diálogo, profissionalismo e cooperação; valorização da vida pelo respeito ao meio ambiente e ética e compromisso com a educação.
Sempre primando pela qualidade em educação, o Colégio Mauá – que tem como diretor Wilson Ademar Griesang e o vice-diretor Nestor Raschen – ocupa uma ampla área com 47 mil metros quadrados de estrutura contando com área para a prática de esportes, com quadras poliesportivas, pista de atletismo, campos de futebol, sala de dança e de ginástica, além de ginásio de esportes. Além destes, a área pedagógica é composta por duas bibliotecas, dois laboratórios de informática, laboratórios de Física, Química e Biologia, um anfiteatro, uma sala de atividades múltiplas, um Teatro, Escola de Música e Museu histórico.
Segundo a direção do educandário, para o próximo ano será feita ampliação no refeitório que passou a servir almoços para os alunos do Ensino Médio e em função desta demanda foi necessária a mudança de estrutura. Também foi ampliado o Laboratório de Informática que será modernizado e está sendo elaborado um projeto para a construção de um novo Ginásio de Esportes.
Para os alunos da Educação Infantil à 1ª Série do Ensino Médio, será obrigatório o uso diário do uniforme. Para os alunos da 2ª e 3ª Série do Ensino Médio será obrigatório somente nas aulas de Educação Física.
O Colégio Mauá atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e também conta com o Turno Integral. Levando em consideração as características de vida e as necessidades da família, o Turno Integral oferece a tranquilidade aos pais que buscam a permanência de seus filhos o dia todo na escola. É um espaço agradável, com ampla área verde, cheio de estímulos e atividades recreativas, onde a criança tem várias atividades para crescer no aprendizado e na convivência. É mais uma alternativa educativa que oportuniza a convivência, o respeito às regras, brincadeiras e aprendizagens.
O Turno Integral atende crianças da Educação Infantil (a partir de 3 anos), do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. A matrícula deverá ser feita na Secretaria e as vagas são limitadas. Oferece lances, almoço, hora do conto, incentivo à leitura, teatro, brincadeiras ao ar livre, jogos, transporte de ida e volta até as atividades esportivas do centro, piquenique, recreação, trabalhos de artes e momentos ricos de convivência e aprendizagem.

FRUTO DA COMUNIDADE

O trabalho integrado com a comunidade é primordial para o Colégio Mauá que é semente, germinação e fruto desta. O educandário participa ativamente do processo educacional das gerações, vivendo e construindo o desenvolvimento humano em sua global dimensão. Empreende a educação como processo de construção em cada ser humano. O conhecimento é resultado da ação humana num processo permanente de integração, de inferências no contexto da vida.
O Colégio Mauá busca permanentemente exercer seu serviço com uma educação de qualidade. A educação e o fazer pedagógico revestem-se de uma importância fundamental enquanto alicerces para, num processo dialético, construir um novo ser, vocacionado para servir. Potencializar cada indivíduo para compreender-se responsável e construtor solidário neste mundo é uma tarefa que exige o pleno comprometimento compartilhado entre todos os segmentos da sociedade.

DOIS GRANDES APORTES

O aprendizado no Colégio Mauá conta com dois grandes aportes para o ensino, ambos com ênfase na cultura: o Museu e o Teatro. O Museu é parte integrante do roteiro turístico do Vale do Rio Pardo, sendo referência para a região. Fundado em 20 de setembro de 1966, por iniciativa do seu primeiro diretor, Hardy Elmiro Martin, destaca-se como o único museu da cidade de Santa Cruz do Sul, com importância histórica para todo o Vale do Rio Pardo. Atualmente conta com mais de 4 mil peças em exposição que retraram a História, Paleontologia, Etnologia e também abriga exposições temporárias.
O teatro do Colégio Mauá constitui-se como um dos mais modernos do Estado. Sua inauguração foi em novembro de 2001 e sua construção supriu a necessidade de um espaço cultural junto à escola. Por ser um dos mais modernos do Estado, também tem recursos para grandes espetáculos. Além disso, o local é utilizado para o descobrimento de vocações e o desenvolvimento de talentos entre os estudantes da escola.

FOTOS: ARQUIVO/RJ

Refeitório do Colégio Mauá passou a atender também alunos do Ensino Médio


Parte do prédio que abrigará a ampliação do refeitório


Museu do Colégio Mauá é referência para a região


Teatro Mauá é um dos mais modernos do Estado e já sediou grandes espetáculos

Além do atendimento aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, Mauá também conta com Turno Integral

Mauá divulga calendário de eventos para 2012

22.06 – Festa de São João
Julho – Momento Musical I
04.07 – Mini Encore – Lajeado
17.08 – Dia do Canto – Lajeado
17.08 e 18.08 – 9º Endase – Encontro Nacional de Dança – Mauá
19.08 – Dia do Ex-aluno
24.08 e 26.08 – 31º Encore – Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais
13.09 – Encontro Regional de Dança – Teutônia
26.09 – Noite Teatro I – Ensino Médio
27.09 e 29.09 – 34ª Atese – Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação – Ensino Médio
Noite Teatro II – Ensino Fundamental
26.10 – 19ª Intesi – Integração de Teatro da Rede Sinodal Regional – Lajeado
15º Dançarte – Amostra Interna de Dança
Momento Musical II
Novembro – Momento Musical II
10.11 – Olimpíada Regional Científica – Cachoeira do Sul

Cultivando valores que contemplem a vida

A Proposta Educacional do Colégio Mauá está baseada em contribuir para a formação de uma pessoa que cultive valores que contemplem a vida; que seja crítica, capaz de sentir e avaliar a realidade, interagindo no contexto onde está inserida, consciente de seus direitos e deveres.
No dia 27 de julho deste ano o Colégio Mauá completou 141 anos de fundação. Em 1870, ano do surgimento da instituição, as salas estavam localizadas no espaço onde hoje está instalada a Livraria Iluminura, local este onde esteve também instalada a primeira Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, em 1878. Em 1870, o diretor fundador foi o pastor Hermann Jacob Bergfried, que ficou até 1873. No centenário da escola, em 1970, iniciaram as obras de construção do Lar do Estudante, inaugurado em outubro de 1971 na rua Cristóvão Colombo. O prédio, que serviu inicialmente de internato masculino, abriga desde 1981 a sede do Colégio Mauá.

UMA GRANDE ESTRUTURA

O Colégio Mauá busca sempre estar inserido na comunidade em que atua, além de oferecer aos alunos um amplo espaço composto por diversas atividades que complementam os estudos. O educandário conta com Departamento Artístico que contempla aulas de Teatro, Conjunto Instrumental, Coral, Dança e Escola de Música para aprendizado de piano, teclado, violino, flauta doce, violão, guitarra e baixo elétrico.
O Departamento Esportivo do Mauá incentiva a prática de esportes em diversas modalidades entre elas, basquete, voleibol, futebol, atletismo, ginástica artística (olímpica – trampolim), ginástica rítmica e xadrez. Já para 2012 o calendário de eventos está definido. De 28 de maio a 02 de junho acontece o 25º Torneio de Integração, evento interno com participação de alunos, pais, professores e funcionários. No dia 29 de setembro será realizado o 8º Troféu Mauá de Atletismo; de 18 a 20 de outubro, a 48ª Onase – Atletismo e Xadrez – Lajeado. Ainda serão definidas as datas para as etapas estaduais da Faergs de Atletismo para Iniciantes, Pré-Mirim, Mirim e Menor; etapas estaduais de Ginástica Rítmica e Artística, Copas Escolas de Ginástica Rítmica e Artística e Torneios internos de Minivôlei e Basquete e Torneio Interno de Futebol de Escolinhas.

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

No 5º ano, os alunos têm a Língua Inglesa como língua estrangeira obrigatória, podendo frequentar o Clube de Língua Alemã como opção. No 6º ano e na 6ª e 7ª série, os alunos têm a Língua Inglesa e a Língua Alemã como línguas estrangeiras em seu currículo. Na 8ª série, os alunos podem optar entre Língua Inglesa e Língua Alemã, ou frequentar as duas. Há ainda o Clube de Espanhol. Ao ingressar no Ensino Médio, o aluno deve fazer a opção pela Língua Estrangeira. Das três Línguas oferecidas pelo Colégio, ele optar por uma delas, a saber: Língua Inglesa, Língua Alemã ou Língua Espanhola. A Língua Alemã tem horário diferenciado, podendo o aluno optar por esta língua e Espanhol ou Inglês.

PROGRAMA SOCIAL

O Colégio Mauá desenvolve um programa social que tem o objetivo de promover atividades sociais de geração de renda, esporte, educação e cultura para crianças, adolescentes e adultos, oriundos de comunidades carentes. É o Projeto Movida, que oferece um conjunto de atividades no turno inverso ao da escola para crianças e adolescentes. Os adultos recebem conhecimento e transformam aprendizado e oportunidades em renda. São 230 atendimentos semanais em 11 oficinas e com 60 voluntários. Além destas, é desenvolvido o Projeto Nosso Vôlei, que atende crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais de Santa Cruz do Sul e que acontece no Corinthians Sport Club.
Outro projeto é o Cidadania em Movimento, que envolve alunos do Colégio Mauá em ações de cidadania em instituições como: Copame, Hospital Santa Cruz, Emei Santo Antônio e Apae.
O Movida recebe donativos o ano todo (roupas, calçados, brinquedos, material escolar, livros, utensílios domésticos, móveis, sobras de material de construção, etc.)

FOTOS: ARQUIVO/RJ

Estrutura do Colégio Mauá conta com ampla área para a prática de esportes

Alunos do Colégio Mauá usufruem de diversas atividades, entre elas o Dia do Canto