Início Especiais Colégio Mauá semeia belas atitudes

Colégio Mauá semeia belas atitudes

Vagner Cerentini

Alunas integrantes da Coordenação do Projeto Semeie

 

VAGNER CERENITINI
[email protected]

 

Na tentativa de fazer um futuro melhor, as escolas de Santa Cruz estão tendo cada vez mais sucesso. O Colégio Mauá é um exemplo disso ao realizar visitas a instituições do município que atendem a crianças, adolescentes ou adultos em situação de vulnerabilidade. “Semeie” é um projeto criado pela própria instituição que tem como objetivo dar carinho a quem precisa e também formar alunos melhores, com consciência e maturidade de como é a vida.

As visitas ocorrem pelo menos uma vez por mês, podendo ter meses com maior frequência de idas a essas instituições, por exemplo, quando existem datas especiais como o Natal, Dia das Crianças, Páscoa, entre outras. 
A assistente social Sandra Halmenschlager conta que na primeira vez que visitaram a Emei Santo Antônio, o objetivo era fazer algo diferente com os alunos, dando também nota pela participação, mas os estudantes acabaram criando um vínculo com as outras crianças e pediram para voltar à instituição.

Segundo Sandra, o programa tem um diferencial em que os alunos vão às instituições sem levar nada pronto, apenas levam o material para criar junto com os outros alunos. “Fazemos a partir da necessidade do pensar deles, aí que nós propomos a atividade”, explicou.

O projeto tem a participação dos alunos do 8º ano e Ensino Médio, e conta com a coordenação das alunas Sofia Fischer, Marina Fischer, Alexia Garibaldi e Camila Jandrey, e demais professores do Colégio Mauá.  “Já visitamos a pediatria do Hospital Santa Cruz, a Copame, a Apae, o Rauber, a Jardim dos Sonhos e outras instituições”, disseram as alunas da coordenação do projeto.
“A entidade que mais visitamos é a Emei Santo Antônio, por termos criado um vínculo muito forte lá e também por ser onde surgiu o projeto”, explicaram as alunas. “Quando visitamos as instituições ficamos cerca de uma hora, depende muito do tempo que eles têm para nos receber”, revelaram.

Em relação à formação, as alunas disseram que o projeto agrega muito conhecimento e ajudam a fortalecer o caráter do estudante. “Às vezes reclamamos de coisas fúteis, e quando vamos lá e vivemos outra realidade, voltamos para o colégio com um olhar diferente do que tínhamos”, afirmou a coordenação.
Foi criada uma página no Facebook especialmente para o projeto, que serve para as pessoas conhecerem melhor o programa e também colaborarem, segue o link: www.facebook.com/projetosemeiescs. 

 

Como surgiu

 

O projeto surgiu em numa ocasião que era para ser algo normal do cotidiano, uma simples atividade escolar de conhecer e entregar alguns brinquedos à Emei Santo Antônio. Mas quando o grupo estava para ir embora, o Kevin começou a chorar. Momento que perceberam que não foi só uma visita, tinham criado um vínculo. As crianças se apegaram e uma delas disse logo após prometerem que iriam voltar: “Vocês não vão voltar. Todo mundo diz que vai voltar, mas ninguém volta”.
Isso tornou a promessa inquebrável. O projeto surgiu desse encontro, que, a princípio, era apenas uma das muitas tarefas escolares às quais os alunos se submetem para conseguir nota.