Início Geral Combate à Aids: caminhada sensibiliza cerca de 250 pessoas

Combate à Aids: caminhada sensibiliza cerca de 250 pessoas

Luciana Mandler
[email protected]

Caminhada para orientar ocorreu na tarde dessa terça-feira, 1º. Foto: Rolf Steinhaus

Quando se trata de doenças sexualmente transmissíveis, é importante realizar um trabalho de prevenção e sensibilização. Com 120 novos pacientes com diagnóstico de HIV/Aids para tratamento neste ano, o Centro Municipal de Atendimento à Sorologia – Serviço Especializado em IST/HIV/AIDS (Cemas/SAE), costuma realizar atividades de promoção e prevenção em diversas datas. Entre elas, o dia 1º de dezembro, em que se celebra o Dia Mundial de Combate à Aids.

Para marcar a data, profissionais do Cemas e estagiários da Unisc, uniformizados e de máscara, percorreram as principais ruas da cidade, em caminhada para sensibilizar a população, através de orientações e distribuição de material informativo, além de preservativos.

Conforme a enfermeira Micila Chielle, coordenadora do Cemas, a iniciativa foi boa. Foram abordadas cerca de 250 pessoas, tanto aquelas que estavam passando na rua, quanto aquelas que estavam passando de carro. “No momento em que parava no sinal, conseguíamos entregar o material, falar da data alusiva, falar dos testes rápidos e lembrá-los de fazer”, conta.

Ainda, segundo Micila, a aceitação foi bacana, em especial para as pessoas que estavam passando de carro. “Ficava mais fácil pelo transporte do material, até por ser um lixinho de carro, com os folders, com os logos do Cemas, com os preservativos”, diz. “O pessoal ficou surpreso com a iniciativa, alguns realmente nem sabiam da data. Então serviu para lembrar as pessoas da data, da doença, da necessidade de fazer os testes rápidos, pois era nesse sentido que estávamos orientando”, frisa.

Para Micila, a iniciativa é sempre importante, “se algumas pessoas dessas 250 que conversamos vierem aos serviços de saúde e fizerem os testes rápidos, pensarem sobre o assunto, já é um resultado super positivo”, finaliza.