Início Economia Comércio | Sindilojas vai discutir horários especiais

Comércio | Sindilojas vai discutir horários especiais

Assembleia extraordinária deve pré-estabelecer o calendário estendido das lojas para dezembro

Temas serão debatidos e deliberados em reunião na sede da entidade patronal no dia 19
Bruno Pedry/Nascimento MKT

O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) realizará, no dia 19 deste mês, uma sexta-feira, assembleia geral extraordinária com associados. A intenção é discutir o funcionamento e trabalho de empregados de lojas nos domingos e feriados, e deliberar pelo horário especial para dezembro de 2024. A pauta deverá ser discutida pela entidade patronal para ser encaminhada ao Sindicato dos Comerciários.

A assessora jurídica do Sindilojas-VRP, Adriane Borba Karsburg, explica que a antecipação da negociação e acordo coletivos, no que se refere a horários especiais e dias de trabalho, tem como objetivo dissociar essas negociações da convenção coletiva, que trata do reajuste salarial dos trabalhadores. “No ano passado, ocorreu que tudo ficou próximo demais, ocasionando uma série de dúvidas e questionamentos tanto por parte dos lojistas, quanto dos trabalhadores e do próprio consumidor. A exemplo do que foi realizado com Vera Cruz, Venâncio Aires e Mato Leitão, trouxemos esta discussão já para o primeiro semestre do ano”, justifica.

No entanto, esclarece a advogada, neste momento, serão debatidos apenas os temas referentes à abertura do comércio com a utilização de mão de obra de empregados em domingos e feriados, e para o acordo coletivo de horário estendido em dezembro, com a criação do calendário de funcionamento no período que antecede o Natal. “O reajuste dos trabalhadores segue sendo negociado a partir de outubro, data-base da categoria. Esta é diferença entre a negociação feita no mês passado com associados dos municípios e o que iremos realizar agora”, reforça.

O presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, ressalta que a antecipação também é vista como uma estratégia para melhorar o trabalho na época do fim do ano. Segundo ele, com o ajuste prévio e um acerto entre a entidade patronal e os empregados, o setor terá mais tranquilidade para focar em vendas e resultados no fim de ano. “Com tudo resolvido antes, a concentração do lojista e das suas equipes é no resultado, pois o Natal é a principal data do varejo. Mesmo com a entrada da Black Friday e outros tipos de liquidação, as vendas realizadas próximas ao fim do ano são sempre as mais importantes. Por isso, também, estamos antecipando esta discussão para abril”, frisa.

A assembleia ocorrerá na sexta-feira, 19, a partir das 8h30, em primeira convocação, e às 9 horas, de maneira definitiva. O evento será no auditório do Sindilojas, na Rua Ernesto Alves, 714, Centro de Santa Cruz do Sul. Associados em dia com a entidade podem votar no processo. Empresas que ainda não são vinculadas ao Sindilojas-VRP podem fazer sua adesão até a véspera da realização da assembleia extraordinária.