Início Geral Reforço no atendimento | Monte Alverne agora tem plantão SUS

Reforço no atendimento | Monte Alverne agora tem plantão SUS

Distrito com cerca de 4,6 mil habitantes comemora a realização de um antigo sonho

Prefeitura de Santa Cruz entregou o pronto atendimento SUS ao terceiro distrito
Agência Invista na Sua Imagem

Clarice Pacheco
[email protected]

Na Constituição Federal de 1988, definiu-se, em seu artigo 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Com isso, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS) para atender de forma integral todo e qualquer cidadão brasileiro. Por isso, o SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos. E desde setembro de 2000, a Emenda da Saúde assegurou a coparticipação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios no financiamento das ações e serviços de saúde pública.

Atendendo a esta diretriz, o município de Santa Cruz do Sul contemplou, na última sexta-feira, 5, a comunidade do distrito de Monte Alverne com um pronto atendimento municipal SUS. Com essa inauguração, os moradores do distrito não precisarão mais percorrer os 30 quilômetros que separam o distrito e o centro da sede municipal para socorro médico, em casos de urgência e emergência.

O plantão SUS foi instalado no Hospital Beneficente Monte Alverne, que já é referência em otorrinolaringologia e reumatologia em Santa Cruz do Sul, e que agora expande seus horários de atendimento também das 19 horas às 7 horas da manhã, de segunda a sexta-feira, e durante 24 horas nos finais de semana e feriados. Para colocar o novo serviço em operação foram investidos R$ 350 mil para as adequações físicas, e o município ainda irá aportar, mensalmente, R$ 206 mil para atender os custos da demanda.

Além das adequações na estrutura física, foram contratados mais colaboradores, equipe médica e uma empresa que será responsável pelos exames de imagem e laboratório. Ainda foram comprados materiais e equipamentos, entre os quais um aparelho de raio-x que deverá chegar em breve. A estrutura com 140 metros quadrados possui recepção, sala de triagem, consultório, sala de medicamentos e curativos, entre outras, sendo que poderão ser atendidas até 40 consultas por período.