LUANA CIECELSKI
[email protected]
Analisando as vendas durante o período pré-Natal de 2017, o comércio de Santa Cruz do Sul chegou a uma feliz conclusão na manhã de ontem, 26 de dezembro. A comercialização de produtos, especialmente presentes, cresceu cerca de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
O cálculo foi feito com base nos registros de 12 lojas da cidade, dos mais variados segmentos. Todos eles registraram aumento nas vendas. Alguns desses segmentos tiveram um crescimento de cerca de 8%. Outros chegaram a quase 20%, como é o caso das joias. “As joalherias foram aquelas que mais aumento tiveram nesse ano”, destacou o presidente da Câmara dos Dirigentes e Lojistas (CDL) de Santa Cruz, João Goerck.
Esse crescimento, porém, pode ser ainda maior. “Nós ainda não levamos em consideração nesse cálculo os registros das lojas de brinquedos, que também vendem muito bem nessa época e que possivelmente também registraram um aumento”, explica João. “Quando esse valor foi somado, acreditamos que o crescimento possa chegar aos 15%”, comemora.
Outro número que subiu, segundo as estimativas feitas pelo CDL, foi o valor médio por presente comprado. Em 2016, a comunidade gastou, em média R$ 110,00 por presente. Em 2017, cada presente custou, em média R$ 150,00.
Diante desses dados, o comércio está comemorando. “Os valores alcançaram as nossas expectativas. Os valores das vendas ficaram dentro daquilo que esperávamos e isso é muito bom”, comenta o presidente da CDL. Ele aponta ainda que esse é mais um indício de que a economia está reagindo e de que 2018 será um bom ano.
LIQUIDAÇÕES
Como já é tradição em Santa Cruz do Sul, passado o período de festas muitas lojas farão grandes liquidações de estoque. O período de baixa nos preços, segundo Goerck, deve iniciar já no dia 2 de janeiro de 2018, ou seja, na próxima terça-feira. A expectativa é de que essas promoções sirvam como mais um incentivo para as compras. Elas também deverão manter aquecido o comércio mesmo no período de verão, quando muitas pessoas viajam e a cidade fica menos movimentada. As liquidações deverão seguir até o dia 15 de fevereiro.
Além disso, essa também foi a data comemorativa de 2017 com o maior aumento de vendas. Na Páscoa foram +0,93%, no Dia das Mães foram as vendas baixaram para -5,50%, no Dia dos Namorados houve uma queda de -9,61%, no Dia dos Pais foram registrado -2,18%, e no Dia das Crianças um aumento de +3,00%.
Nos últimos anos, os resultados de vendas a prazo no Natal foram: -1,46% (2016), -15,84% (2015) e -0,7% (2014).














