O Projeto Bem na Tampa do Hospital Santa Cruz (HSC) vem superando as expectativas iniciais e esta semana já chegou a três toneladas de tampas plásticas e lacres metálicos arrecadados. Tudo isso devido ao engajamento de escolas, grupos de escoteiros, entidades e empresas de toda a região que aderiram à ideia. O objetivo é conscientizar a população de que esse material pode ser reciclado, diminuindo o lixo ambiental, além de contribuir com a perspectiva institucional de sustentabilidade.
O Bem na Tampa consiste na coleta de tampas plásticas de qualquer tipo (refrigerantes, sorvete, creme dental, margarina, café, produtos de limpeza etc) e de lacres metálicos de latinhas para, com sua venda, reverter fundos para o Hospital. Ao todo já foram doados 3.230,50 kg. Com os valores arrecadados nos primeiros 12 meses do projeto foram adquiridos 40 toucas para recém-nascidos, 36 travesseiros e 20 colchões piramidais para a Instituição.
Para participar basta recolher as tampas plásticas e depositá-las nos coletores que estão disponíveis em diferentes pontos da cidade, além do próprio Hospital. Os lacres metálicos devem ser acondicionados em garrafas pet de dois litros para facilitar o envio à reciclagem.
O projeto iniciou internamente na casa de saúde e logo estendeu-se à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e à escola Educar-se. Em seguida foram estabelecidas parcerias com escolas, entidades e empresas, conforme listagem abaixo. Interessados em participar da campanha podem solicitar uma bombona coletora identificada com o Bem na Tampa pelo telefone (51) 3713-7493, com Evandro ou Luiza.














