Início Geral Concurso da saúde registra 2.965 inscritos

Concurso da saúde registra 2.965 inscritos

DECOM/PMSCS/Divulgação

Agente Comunitário de Saúde é o cargo com o maior número de inscritos

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul divulgou nesta terça-feira, 2, o edital de homologação das inscrições para o concurso público da saúde, bem como os horários e locais das provas que serão aplicadas no dia 21 de setembro. A relação dos inscritos pode ser acessada tanto pelo site do município (www.santacruz.rs.gov.br), quanto pela página da Objetiva Concursos, responsável pela realização do certame (www.objetivas.com.br).
No total, o processo conta com 2.965 candidatos para 293 vagas oferecidas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior, que suprirão as necessidades da área de saúde da família tanto na sede quanto nos distritos, onde historicamente eram preenchidos mediante convênio, que há mais de cinco anos vinham sendo sistematicamente apontados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), com recomendação do Ministério Público Estadual (MP-RS) para a efetiva realização do concurso já que, segundo a Constituição Federal, o certame é a única modalidade considerada para o acesso à carreira de servidor público.
O cargo com maior número de candidatos é para Agente Comunitário de Saúde (902 inscritos), seguido de Enfermeiro (845), Técnico em Enfermagem (570), Cirurgião Dentista (438), Atendente de Consultório Dentário (173) e Médico (37). No dia 21 de setembro, as provas escritas serão realizadas nas escolas estaduais Goiás, Santa Cruz e Ernesto Alves, nos turnos manhã e tarde (ver tabela).
Os interessados em interpor recursos têm até as 17 horas da próxima sexta-feira, 5, para encaminhar o pedido junto à Secretaria Municipal de Administração e Comunicação Social (Rua Borges de Medeiros, 650). “Não serão aceitos pedidos de recursos fora do prazo estipulado no edital”, salienta o coordenador do Departamento de Recursos Humanos, Vanir Ramos de Azevedo.
O secretário municipal de Administração e Comunicação Social, Edemilson Severo, reforça que o processo de seleção será executado de forma criteriosa. “Além da prova objetiva, os candidatos aprovados ainda passarão por avaliação psicológica de caráter eliminatório, que levará em conta aspectos cognitivos, características da personalidade e do comportamento, a fim de verificar a adequação do candidato ao perfil específico proposto.” Para os cargos de nível superior (enfermeiro, cirurgião-dentista e médico) também haverá prova de titulação.