Início Destaque Confira o que abre e fecha neste feriado

Confira o que abre e fecha neste feriado

Estabelecimentos e serviços alteram horários devido ao Dia da Independência do Brasil

Supermercados, armazéns e outras casas do gênero estão autorizados a abrir no feriado (Crédito: Luísa Ziemann)

Luciana Mandler
[email protected]

Nesta quarta-feira, 7, feriado pelo Dia da Independência do Brasil, que completa o seu bicentenário, alguns serviços têm horários alterados. Confira a seguir os estabelecimentos que abrem ou fecham em Santa Cruz do Sul.


Mercados – O Sindigêneros dos Vales do Rio Pardo e Taquari informa que, conforme convenção coletiva de trabalho, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns, etc), “em dia com os sindicatos acordantes”, estão autorizados a abrir com o uso de mão de obra laboral.


Feiras rurais – A Secretaria Municipal de Agricultura informa que nesta quarta–feira, 7 de setembro, a Feira Central vai estar fechada, mas a da Oktober atende normalmente pela manhã, das 6 horas ao meio-dia.


Comércio em geral – O Sindilojas Vale do Rio Pardo informa que os estabelecimentos fecham nesta quarta-feira, 7, retornando às atividades normalmente na quinta-feira, 8.


Bancos – As agências estarão fechadas neste feriado, retornando o atendimento ao público na quinta-feira, 8.


RGE
– A companhia informa que os postos de atendimento presencial não abrem neste feriado. Porém, o atendimento continua 24 horas pelos canais digitais: www.rge-rs.com.br, app CPFL Energia (disponível para Android e iOS), call center 0800 970 0900 e WhatsApp (51) 99955 0002. Para comunicar falta de energia, envie um SMS com o seu código de usuário (disponível na conta de energia elétrica) para o número 27350.


Corsan – Os serviços essenciais são mantidos. Os canais de relacionamento com o cliente permanecem funcionando 24 horas: site corsan.com.br, app e telefone 0800 646 6444.


Rapidinho e transporte coletivo – O Estacionamento Rotativo Pago nas quadras de Faixa Azul não tem operação no feriado, retornando na quinta-feira, 8. Já o Consórcio TCS informa que os ônibus vão funcionar com horários de domingo.


Lixo – A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), responsável pela coleta seletiva solidária, informa que vai estar com sua unidade fechada neste feriado e não há coleta nos bairros: Centro, Avenida, Universitário, Independência, Renascença e Várzea. Na quinta-feira, 8, todos os bairros vão receber reforço e a coleta seletiva recolherá os resíduos recicláveis. A Conesul atua normalmente nesta quarta-feira.


Correios – As agências fecham neste 7 de setembro. Toda a rede de atendimento volta ao funcionamento normal na quinta-feira. Os Correios estão à disposição pelos canais digitais no site www.correios.com.br. Para obter informações sobre produtos e serviços, rastrear objetos e consultar preços e prazos, os clientes podem contar com o suporte da atendente virtual Carol (chat) e para registrar manifestações devem acessar www.correios.com.br/falecomoscorreios.


Serviços essenciais – A Prefeitura de Santa Cruz do Sul informa que, devido ao feriado, não há expediente nas repartições públicas. Porém, seguem funcionando os seguintes serviços essenciais: Centro Materno Infantil (Cemai), Casa de Saúde Ignez Moraes (Hospitalzinho), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento Municipal junto ao Hospital Santa Cruz, UPA do Bairro Esmeralda e Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD).


Também na área social, não interrompem suas atividades os Abrigos Masculino e Feminino, Albergue, Residência Inclusiva, Conselho Tutelar e Casa de Passagem da Mulher. Atuam normalmente a Fiscalização de Trânsito e o setor responsável pela limpeza dos banheiros das praças.


Atendimento em regime de plantão nos setores de Iluminação Pública e Semáforos, que podem ser contatados pelo telefone da Guarda Municipal (153), e o de Hidráulica pelo (51) 98442 0250. Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 em casos de emergência e a Guarda Municipal no 153.