Início Geral Convenção da Contel reúne 180 representantes de seis Estados

Convenção da Contel reúne 180 representantes de seis Estados

O diretor da Contel, Cleber Fernandes, com os
palestrantes Jamil Albuquerque e Cafu

A audaciosa estratégia de crescimento da Contel Telecom para este ano foi o tema central da 2ª Convenção Nacional da empresa santa-cruzense de tecnologia em telefonia celular no último sábado, 15. O evento, realizado na Casa Golden Leaf, no Bairro Country, reuniu cerca de 180 representantes e convidados de seis Estados: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. A programação incluiu apresentação dos resultados de 2021, reconhecimentos por tempo de empresa, lançamento da Copa Contel 2022 e as palestras com o conferencista, escritor e presidente do Master Mind no Brasil, Jamil Albuquerque, pela manhã; e o capitão da seleção brasileira pentacampeã mundial em 2002, Cafu, à tarde.


Empresa integrante dos polos tecnológicos da Universidade de Santa Cruz do Sul (TecnoUnisc) e da Pontifícia Universidade Católica (TecnoPUC-RS), a Contel registrou um crescimento de 400% na sua base de clientes, em 2021, chegando a 17 mil usuários no País. “A Convenção é muito importante para reforçar o nosso compromisso com desenvolvedores, franqueados e investidores, unindo esforços para que nossos objetivos possam ser concretizados”, destaca o sócio-diretor da empresa, Cleber Fernandes. A expectativa da empresa é chegar a 75 mil usuários até o fim de 2022.


Pela manhã, Jamil Albuquerque abordou os principais pontos da proposta da Escola de Negócios para Líderes Master Mind e os ensinamentos de Napoleão Hill, com ênfase para liderança, vendas e resultados. “Defina suas metas, saia da zona de conforto e descubra novas habilidades. Quem tem metas, tem futuro. Quem não tem, tem destino”, salientou.

Um dos momentos da convenção foi a palestra de
Jamil Albuquerque, presidente do Master Mind no Brasil


Já o capitão do penta no Japão e na Coreia do Sul, ex-lateral-direito Cafu, falou sobre motivação, superação e comprometimento como forma de alcançar os objetivos. “Estejam comprometidos com aquilo que vocês fazem e sejam os melhores na sua posição. Tenham objetivo, foco, comprometimento e trabalho em equipe. Ninguém faz nada sozinho. Agradeço a Contel pela oportunidade de estar aqui nesta cidade maravilhosa que é Santa Cruz. É uma honra e um prazer enorme conhecer as várias cidades que o nosso glorioso Brasil tem. Estar aqui é complementar este evento maravilhoso que a Contel está fazendo”, frisou.

TRAJETÓRIA

A história da Contel Telecom iniciou em 2011 com atuação no mercado de consultoria em telefonia. O objetivo era inovar e auxiliar os clientes com a gestão financeira, para reduzir os custos de telefonia por meio de análise de perfil, e apoio no contato a operadoras, a fim de apontar cobranças indevidas e contestação de valores irregulares. Durante seis anos, a empresa acompanhou as mudanças tecnológicas do mercado, em que observou a necessidade de adaptação e evolução.


Em 2017, a operadora ingressou no TecnoUnisc para desenvolver o projeto de um software de gestão e refaturamento de linhas. Além de aumentar a receita, o negócio possibilitou a melhoria da eficiência da consultoria, o que ampliou a agilidade dos processos, como a automatização da leitura das faturas de diversas operadoras.


Em 2020, a Contel Telecom recebeu homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar como MVNO (mobile virtual network operator). No mesmo período, a empresa expandiu os negócios, sendo aprovada no TecnoPUC, um ponto estratégico por estar localizado em Porto Alegre. Desta forma, passou a operar uma unidade dentro do polo daquela universidade, com apoio do ecossistema de tecnologia.


Ao seguir o projeto de expansão, em janeiro de 2021, a empresa de telecomunicações passou a ser uma franqueadora associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF). Neste novo modelo de negócio, as franquias vinculadas à Contel são responsáveis pela área comercial da operadora. Atualmente, são nove franqueados desenvolvedores, com a expectativa de chegar a 12.


No ano passado, a Contel Telecom cresceu de forma exponencial. Entres os números, destaque para a passagem de uma média de vendas de 400 linhas por mês até junho a mais de 5 mil em dezembro, chegando a uma base acima de 17 mil ativas. No mercado de franchising, fechou o ano com 25 franquias. Através da Contel, 40 novas marcas foram constituídas, das quais 20 já estão em operação. “Nesse período, além dos investimentos em tecnologia, buscamos a qualificação da equipe, principalmente do serviço de atendimento ao cliente, que é o nosso grande diferencial com relação à concorrência”, completa Fernandes.

Cafu: “Que as crianças tenham o mesmo direito de igualdade”

Presença ilustre no evento, o capitão do penta esbanjou simpatia durante entrevista coletiva para a imprensa. Marcos Evangelista de Morais, o Cafu, é uma referência de sucesso no esporte e na vida. No futebol, atuava como lateral-direito, considerado como um dos maiores do mundo. Recordista de jogos pela seleção brasileira, com 149 partidas, fez parte das equipes vencedoras das Copas do Mundo de 1994 e 2002, além de ter jogado as de 1998 e 2006. Cafu teve passagem em clubes como São Paulo, Palmeiras, Juventude, Zaragoza na Espanha e Milan e Roma na Itália.


O pentacampeão mundial e capitão da seleção de 2002 é embaixador da Fifa (Federação Internacional de Futebol) e da Copa do Mundo Catar 2022. Durante a entrevista, ele falou sobre a carreira de sucesso dentro e fora de campo. Cafu é um exemplo de atuação no que se refere à inserção social. Com o objetivo de auxiliar crianças em situação de vulnerabilidade, criou, em 2004, a Fundação Cafu.


“Nosso principal objetivo com a Fundação é a inclusão social. Queremos que todas as crianças tenham os mesmos direitos de igualdade. Falo não somente aqui no Brasil, mas no mundo inteiro elas precisam ter oportunidades. Que as crianças possam ser integradas na sociedade, independente de serem futuros jogadores de futebol ou não. Por exemplo, 15 crianças podem fazer testes para a carreira do futebol, mas não quer dizer que estas 15 serão jogadoras. Mas elas têm o direito de serem cidadãos e nosso objetivo é transformá-las em cidadãos”, frisa.


Sobre a Copa do Mundo que ocorrerá pela primeira vez no Oriente Médio, em novembro e dezembro deste ano, ele se mostrou confiante na seleção nacional. “Continuo mantendo contato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Atuei em quatro Copas e o Brasil tem, sim, uma boa seleção e um grande elenco para sair campeão. Que siga como nas Eliminatórias (Sul-Americanas para o Mundial do Catar), em que se classificou em primeiro com mais de quatro jogos de antecedência. Que o hexa venha! Tem um grande time e um futebol que está encantando o mundo”, garantiu Cafu.


O pentacampeão deixou mensagem de incentivo ao futuro dos brasileiros. “Para termos jovens e também empreendedores com futuro brilhante, temos que dar oportunidades. Temos jovens com muita inteligência, mas que não encontram espaço no mercado de trabalho. No momento que dermos responsabilidade aos jovens e aos empreendedores, eles mostrarão o que têm de melhor. O recado é: se dermos oportunidade a uma criança, você dará oportunidade a um futuro cidadão. Faça isso e verá o resultado. O sucesso vem daí, fazer bem feito o que se propõe a fazer e isso só é possível tendo uma chance na vida. Nada melhor do que poder levar a alegria e realizar o sonho de alguém”, definiu.

Legenda 1: Um dos momentos da convenção foi a palestra de Jamil Albuquerque, presidente do Master Mind no Brasil

Legenda 2: O diretor da Contel, Cleber Fernandes, com os palestrantes Jamil Albuquerque e Cafu