Início Esportes Copa das Confederações Nigéria vence e encerra lista de equipes do torneio

Copa das Confederações Nigéria vence e encerra lista de equipes do torneio

No último final de semana, um gol solitário na final contra Burkina Faso, marcado aos 40 minutos do primeiro tempo, valeu à Nigéria o terceiro título da Copa Africana de Nações e o direito de disputar a Copa das Confederações de 2013, torneio que será disputado no Brasil entre 15 e 30 de junho.
Sunday Mba foi o autor do gol, após vacilo da zaga da equipe adversária. Depois de um bate-rebate, a bola sobrou para o volante. Ele tirou um zagueiro com um chapéu e completou de perna esquerda, sem deixar a bola cair. Ela entrou no canto esquerdo do goleiro de Burkina Faso, Daouda Diakité. Na segunda etapa, a Nigéria soube segurar o placar no Soccer City, em Joanesburgo, na África do Sul, e chegou ao tricampeonato. Antes, havia vencido em 1980 e 1994.
Com o título do torneio africano, a Nigéria carimba o passaporte para o Grupo B da Copa das Confederações, ao lado de Espanha, Uruguai e Taiti. No Grupo A estarão Brasil, Itália, México e Japão. A Copa das Confederações será disputada em seis sedes: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.  A estreia da Nigéria no Brasil será em 17 de junho, contra o Taiti, no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida seguinte será contra o Uruguai, no dia 20 de junho, na Fonte Nova, em Salvador. O terceiro jogo será diante da Espanha, no dia 23 de junho, no Castelão, em Fortaleza. Os dois melhores de cada grupo se classificarão para a semifinal.