Início Política Corede/VRP reúne governos eleitos

Corede/VRP reúne governos eleitos

EVERSON BOECK
[email protected]

Pela primeira vez, o Conselho Regional de Desenvolvimento  do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) reuniu os prefeitos e vices eleitos ou reeleitos da região no Fórum para Novos Administradores Municipais, o qual visou esclarecer sobre o Conselho e mostrar sua importância no desenvolvimento do Vale do Rio Pardo. O evento, promovido em parceria com a Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) e Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP), aconteceu na manhã de quarta-feira, 28, na sala 108 da Unisc, e reuniu os novos gestores dos 23 municípios de abrangência do Corede além dos presidentes de Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes). Santa Cruz do Sul foi representada no encontro pela vice-prefeita eleita, Helena Hermany, e a assessora Rosângela Limberger.
Após a abertura, ocorreu a palestra Relação Coredes/Comudes e as Administrações Municipais, com o professor da Unijuí, Sérgio Luíz Allebrandt. Depois foi realizada apresentação do Corede/VRP e Aturvarp, como instâncias de Governança Regional com a presidente do Corede/VRP, Mariza Terezinha da Motta Christoff, e o presidente da Aturvarp, Carlos Corrêa da Rosa. Em seguida houve apresentação do Observatório de Desenvolvimento Regional, com o professor doutor Rogério Leandro Lima da Silveira (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc), e do Polo de Modernização Tecnológica com a gestora do PMT/VRP, Adriana Hintz Eick.
De acordo com a presidente do Corede, Mariza Terezinha da Motta Christoff, a intenção é contribuir com os governos municipais nesta fase de transição e prepará-los para, a partir de agora, uma melhor articulação com o Corede e os Comudes, principalmente na qualificação dos que representam este. “Estamos colocando estes gestores a par de tudo que está acontecendo no Corede: a consulta popular, o que já foi pago, o que não foi, projetos em andamento e futuros. Com isso as administrações municipais já terão uma noção do que podem esperar do Corede e dos Comudes e de que forma podem promover articulações”, analisa Mariza.
Para o presidente da Aturvarp, Carlos Corrêa da Rosa, o encontro apresenta para os governos municipais as três instituições e como elas podem ser usadas como ferramentas para o desenvolvimento. “Depois deste fórum, a partir de 1° de janeiro estaremos estreitando ainda mais as relações. Com isso conseguiremos ressaltar a força do Corede e Comudes, além de reforçar o poder de mobilização da população, especialmente na busca de recursos para atender as demandas dos municípios”, pontua.
Segundo a gestora do PMT/VRP, Adriana Hintz Eick, o fórum também auxiliará na construção de uma nova caminhada juntamente com os comitês setoriais do Corede. “Nessas comissões é onde são definidos os projetos que irão à votação nas consultas de acordo com as necessidades de cada município. Por isso este evento é tão importante, de forma que estes prefeitos e vices vão nos conhecer e saber como funciona o Conselho”, sinaliza.

FOTOS: EVERSON BOECK

Vice-prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermay (D), e assessora,
Rosângela Limberger, participam de fórum sobre as demandas da região


Representantes das instituições promotoras do evento: Carlos Rosa
(Aturvarp), Adriana Eick (PMT/VRP) e Mariza Christoff (Corede/VRP)


Fórum reuniu representantes dos 23 municípios de abrangência do
Corede/VRP, entre prefeitos, vices e presidentes dos Comudes


Mariza: “Queremos contribuir com os governos municipais nesta
fase de transição”