
Bruno Machado
[email protected]
O Hospital Santa Cruz (HSC) atingiu o nível máximo de lotação na emergência e nas internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na última quinta-feira, dia 9, segundo nota oficial da instiuição divulgada no mesmo dia. Ontem, de acordo com a Assessoria de Imprensa, apesar da elevada ocupação, não foi necessário o acionamento do Plano de Capacidade Plena (PCP), protocolo utilizado para indicar que a unidade está operando em seu nível máxima de atendimento.
Ainda conforme a Assessoria do HSC, mesmo sem a ativação formal do PCP, seguem válidas as orientações à população para que os serviços de saúde sejam utilizados de forma adequada. A recomendação é que pacientes com casos de menor gravidade procurem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de seus respectivos bairros.
A medida busca preservar a capacidade da emergência hospitalar para o atendimento de casos graves e de maior complexidade. Essa medida contribui para reduzir a sobrecarga no serviço e garantir assistência aos pacientes que necessitam de atendimento especializado.













