Início Especiais Corretor de imóveis: conheça mais sobre esta profissão

Corretor de imóveis: conheça mais sobre esta profissão

A profissão de Corretor de Imóveis é essencial no cenário econômico. Afinal, o setor imobiliário é de grande relevância na conjuntura brasileira e internacional. Por isso, estes trabalhadores têm seu dia comemorativo: 27 de agosto. A profissão deu seus primeiros passos no século XX. Na época, as cidades estavam em pleno crescimento. Com este cenário assim delineado, houve um incremento gigantesco na comercialização de imóveis, o que fez surgir o trabalho de corretor, tão destacado no contexto da sociedade atual.

Inicialmente, o corretor de imóveis era conhecido como agente imobiliário. A categoria surgiu na década de 1930, quando Getúlio Vargas era presidente do Brasil, período em que o país vivia a fase da Nova República. Foi a época em que apareceram as leis trabalhistas. Na década de 1940, os corretores já representavam uma categoria organizada e reconhecida. Passadas quatro décadas, nos anos 80 a profissão já conquistava uma organização ainda maior.

No Rio Grande do Sul, os trabalhadores desta profissão devem estar inscritos junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) da 3ª Região/RS. O Artigo 2º da Lei nº 6.530/78 e o Artigo 1º do Decreto nº 81.871/78 dizem que “o exercício da Profissão de Corretor de Imóveis será permitido ao possuidor do título de Técnico em Transações Imobiliárias”. O diploma é fornecido pelo estabelecimento de ensino ao concluinte do curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI).

O corretor de imóveis realiza a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária (conforme o Artigo 3º da Lei nº 6.530 e Artigo 2º do Decreto nº 81.871). Estas atribuições também podem ser exercidas por Pessoa Jurídica, desde que esteja inscrita no Creci. Neste caso, a organização deve ter como sócio-gerente ou diretor um corretor inscrito. A Pessoa Jurídica está sujeita aos mesmos deveres e possui os mesmos direitos da Pessoa Física.

A profissão de corretor de imóveis foi regulamentada em 27 de agosto de 1962. A Lei nº 4.116 foi sancionada  pelo presidente do Senado Federal à época, senador Auro Soares de Moura Andrade. É por esta razão que no dia 27 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Corretor de Imóveis.

Em 1978, o ministro do Trabalho, Arnaldo da Costa Prieto, levou ao Congresso Nacional, o projeto que se transformou na Lei nº 6.530/78, regulamentada posteriormente pelo Decreto nº 81.871/78. Estes dispositivos legais favoreceram a organização desta profissão, pois criaram o Conselho Federal e os Regionais. Estes órgãos fiscalizam o exercício da profissão, com autonomia administrativa, operacional e financeira.

O corretor de imóveis deve estar preparado para saber sobre os mais variados aspectos em relação a imóveis: avaliação, preço, condições usuais, locação, administração, permuta, entre outros assuntos. O profissional deve estar atento a taxa inflacionária, métodos de correção, situação da economia nacional, financiamentos, tendências, tipos de câmbio, dualidade dólar-real, taxas de juros, e muito mais. No que se refere às orientações sobre um novo loteamento, a questão ambiental deve fazer parte das análises do corretor, considerando possíveis enchentes, deslizamentos de terra, entre outros acontecimentos em perspectiva, sob o aspecto preventivo.