Início Geral Corsan apresenta primeiras melhorias

Corsan apresenta primeiras melhorias

Alyne Motta
[email protected]

O Gabinete Especial de Gerenciamento, instalado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), servirá para acompanhar as questões relacionadas ao abastecimento de água no município de Santa Cruz do Sul. O mesmo teve suas reuniões iniciadas no dia 15 de março, seguindo semanalmente nas quartas-feiras.

Conforme o superintendente regional da Corsan, José Renato Epstein, o mesmo serve para ter ações e respostas mais imediatas. “Tivemos uma série de faltas de água e descumprimento no contrato firmado com o município. Agora queremos prestar contas sobre as ações para melhorar as condições do abastecimento de água”, declarou por telefone.

A primeira ação já foi anunciada no primeiro encontro do Gabinete, que é o reforço nas equipes de força-tarefa, durante os próximos 60 dias. Além disso, segundo o superintendente regional, no próprio dia 15 foi lançado o edital para obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Santa Cruz do Sul. 

 

Primeira grande ação é a ampliação da Estação de Tratamento de Água

 

Com valor de R$ 2,49 milhões, a licitação prevê a implantação de três módulos de Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta. Cada módulo terá capacidade de produzir 30 litros por segundo (L/s), o que representará um reforço de 90 L/s. “Essa será nossa primeira obra, dentre todas que estão previstas”, acrescentou Epstein.

O prazo de conclusão é de 120 dias, a contar a partir da ordem de início. O investimento ampliará em 20% a quantidade de água disponível no sistema, aumentando a segurança do abastecimento da cidade. Além disso, duas novas adutoras e novos reservatórios devem ser construídos, para minimizar a falta de água na cidade.

DE OLHO

“Estaremos fiscalizando de perto a recuperação do cronograma do plano emergencial. Mais do que colocar em prática o que está previsto, queremos dar uma resposta e um serviço de qualidade para a comunidade”, declarou por telefone o secretário Henrique Hermany, que integra a comissão municipal de saneamento.

O objetivo do Gabinete Especial de Gerenciamento é antecipar metas para acelerar a qualificação do atendimento. O mesmo é acompanhado diretamente por representantes da comissão de saneamento da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O próximo encontro é nesta quarta, 22 de março, às 10h30.