Início Max Severo CPI, dengue e Brasileirão

CPI, dengue e Brasileirão

Sinto no ar uma sensação de acomodamento. Vacinadas, as pessoas estão mais “corajosas” e o passeio, muito além da porta da casa, uma necessidade. Aliada a esta acomodação, surgem as crianças nas escolas, o comércio aberto como nunca antes durante a pandemia havíamos visto, as festas liberadas para 150 viventes (até então), quadras de esportes reunindo os amigos para aquela peleia e a sempre importante resenha regada a cervejas e, às vezes, por um galeto no espeto, já que a carne de gado anda pela hora da morte num momento que não dá para brincar com esta palavra.

Enquanto isso, em Brasília, a CPI Covid descobre que se convocasse o Pinóquio, o boneco de pau, filho do Gepeto e que quando mente o nariz cresce, falaria menos mentiras que o ex-ministro Pazuello, a secretária de um órgão do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, a famosa capitã cloroquina, o chanceler Ernesto Araújo e até o atual Ministro Queiroga. Parece que do lado do governo dos subservientes a Jair Bolsonaro, mentir é parte do currículo.

Nestas tardes de outono tenho acompanhado alguns questionamentos da comissão e dos demais senadores que perguntam aos depoentes em caráter de testemunhas. Com todo o respeito, nas manifestações palacianas ou aliados ao palácio, fazem-me constatar que de 2018 pra cá, a qualidade do congresso, salvo às exceções habituais, é um desastre. Nunca na história política deste País, vi tanta falta de conteúdo como nos manifestantes pró-Messias. Entre eles, o senador Heinze, filho de Candelária, aqui nossa vizinha.

O que teremos de resultado ainda é uma enorme incógnita, mas acho que desta vez, não teremos pizzas ao final. Pelo que surge nos depoimentos, o governo do presidente Jair está realmente metido no atraso na compra das vacinas. O atraso em adquirir a Coronavac, por exemplo, é de assustar. O governo, o ministro, o presidente, o encarregado, tanto faz, deixaram de fazer o pedido em tempo hábil, o que resultou para a China fazer negócios com outros países, acarretando com isso que os compromissos fossem sendo priorizados em razão da agilidade. Como se nada bastasse, ainda tivemos presidente da República e o Araújo fazendo gracinhas e dificultando nossas relações com um País que é o principal importador de produtos primários do Brasil.

Agora é outro estágio da doença que nos assusta. A variante indiana já chegou ao País e isso pode agravar ainda mais o quadro. Estamos próximos a uma terceira onda em nível nacional. A situação não melhora.

Aqui em Santa Cruz do Sul, além da Covid, temos ainda o vírus da dengue que já matou quatro pessoas em 2021. A Prefeitura diz que está fazendo de tudo para conter a incidência de criadouros, mas no bairro onde moro ninguém passou nem para averiguar os pátios. Meu filho de 12 anos foi contaminado e o quadro foi desolador. A pessoa fica prostrada sem força pra nada.

BRASILEIRÃO

E o campeonato brasileiro tem seu início neste sábado para os clubes gaúchos quando o Juventude visita o Cuiabá. Já a dupla entra em campo amanhã. O Grêmio vai a Fortaleza enfrentar o Ceará e o Internacional recebe o Sport de Recife.

O campeonato é longo e marcado pelas disputas paralelas de Copa do Brasil, Libertadores e Sul Americana, o que inviabiliza uma aposta certeira em quem será o grande campeão de 2021.

Entre a dupla Gre-Nal, parece o Grêmio estar melhor que o arquirrival. Venceu o campeonato Gaúcho com duas vitórias e um empate diante do Inter. Está com um plantel mais qualificado e um sistema de jogo que segue o padrão imposto por Renato Portaluppi.

O Inter ainda não conseguiu mostrar quem é titular. O técnico espanhol Ramirez tem uma ideia bonita e de longa execução. Veremos se os torcedores irão aguentar as fortes emoções de até então.