
Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Dois pequenos gaúchos, residentes na localidade de Três Vendas/ Daer, divisa dos municípios de Rio Pardo, Cachoeira do Sul e Candelária, começam a se destacar em um novo conjunto musical tradicionalista formado somente por crianças. Luiza Mocelin Vieira e Alan dos Santos de Freitas, ambos de 13 anos, integram o conjunto Os Gauchinhos, a mais nova sensação da musica tradicionalista gaúcha.
Os dois integrantes são cantores e tocam violão no conjunto que também conta com Gabriel Castilhos, 14 anos, que toca gaita ponto e Renan Rousada, 15 anos, que toca gaita piano e foi bicampeão do rodeio de Vacaria. Luiza e Alan moram em Rio Pardo e estudam no 8º ano da Escola Estadual Ataliba Brum, de Capão do Valo, Cachoeira do Sul. Cantores desde os 9 anos, os dois conquistaram premiações no Festival Gaúcho Estudantil (Fegaes), em Cachoeira do Sul. Atualmente eles também estudam música na Academia de Música Fernando Bittencourt, em Cachoeira do Sul.
Luiza e Alan já cantaram em shows do grupo Fandangaço, em Rio Pardo e Pantano Grande, e também fizeram uma participação no show do tradicional grupo Os Serranos, durante a Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O talento das crianças chamou a atenção do grupo Mídia A, de Porto Alegre, idealizador do conjunto Os Gauchinhos, que os convidou para integrar o conjunto.
Formado apenas por crianças de até 15 anos que se pilcham e tocam a musica tradicionalista pelo sul do Brasil. O produtor J.C. Valêncio destaca que para participar do projeto, os jovens têm que possuir bom rendimento escolar, ter boa disciplina, além de gostar de música e da cultura tradicionalista. Ao completarem 16 anos, os músicos devem sair do grupo, dando oportunidade para outros pequenos artistas. “Esse é um projeto que visa valorizar a boa música gaúcha e um show para a família prestigiar”, salientou o produtor. No período de aulas, o grupo tem se apresentado aos fins de semana para não prejudicar o desempenho escolar.
Com as músicas de trabalho Rio Grande de amanhã, de Jeferson Braz Madruga e Paulo Ricardo Costa, e Desafio Grenal, de Marlon Borba, o grupo tem obtido grande sucesso. Neste sábado, 15, às 8h, o grupo estará no Galpão Crioulo, da RBS TV, e ao vivo, às 8h30, no Programa Super Sábado, da Rádio Gaúcha, em Porto Alegre e no Programa Balanço Geral, da Record TV. No domingo, 16, às 6h, ocorre o reprise do Galpão Crioulo, na RBS TV. No dia 3 de março haverá a gravação do Programa Encontro com os Serranos na TV, para 115 televisões no Brasil, e no dia 22 de março estarão ao vivo no Programa da Rede Vida. No dia 23 de abril ocorrerá a gravação do primeiro CD e DVD no teatro do Sesc, em Porto Alegre.














