Início Especiais Data de 21 de abril lembra Tiradentes e os policiais

Data de 21 de abril lembra Tiradentes e os policiais

Ana Souza
[email protected]

O domingo, 21 de abril, além de lembrar dos metalúrgicos, também é uma data alusiva a Tiradentes e aos policiais civis e militares. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é o mártir da Inconfidência Mineira. Foi alferes (posto ou graduação militar existente nas forças armadas de alguns países), dentista prático e exercia a profissão de ferreiro. Foi no dia 21 de abril de 1792, que o revolucionário Tiradentes foi enforcado e teve o corpo esquartejado por liderar um movimento contra a Derrama, excesso de impostos que Portugal impunha aos brasileiros.
No ano de 1746 nasce em Pombal, distrito de São José d’el Rei (hoje Tiradentes), Minas Gerais; Joaquim José da Silva Xavier, filho de Domingos da Silva Santos, nascido em Portugal, e Maria Antónia da Encarnação Xavier, nascida na Vila de São José d’el Rei no Brasil. Em 1755 a mãe de Tiradentes morre, seu pai e irmãos mudam-se de vez para a Vila de São José. Dois anos depois, seu pai falece. Em 1780, arregimenta-se como soldado e um ano depois, em 1781 é promovido a alferes. Em 1786, a mando do governador da capitania de Vila Rica, leva brilhantemente a cabo estudos demográficos, geográficos, geológicos, mineralógicos – quer de aplicação civil, quer militar. No ano de 1788, envolve-se na Inconfidência contra a Coroa portuguesa e um ano depois, em 1789, como conspirador, é preso no Rio de Janeiro. Em 1792, Tiradentes é enforcado em praça pública e depois esquartejado.

POLICIAIS CIVIS E MILITARES

Diz-se que os hebreus, devido ao crescimento acelerado das cidades, constituíram um grupo de pessoas para realizar o policiamento desses locais, como ocorreu em Jerusalém. A cidade santa foi dividida em quatro partes, e criou-se a função de Inspetor de Quarteirão, responsável pela vigilância das residências e pessoas que residissem na área.
Na Grécia, estabeleceu-se a acusação e julgamento público dos réus, como também a aplicação da prisão preventiva e liberdade provisória. Em Roma, a polícia atuava como vigilante das cidades, principalmente à noite, evitando a prática de crimes, providenciando o atendimento dos incêndios, dentre outras atribuições.
A França foi o primeiro País a instituir em sua linguagem jurídica a expressão “Polícia”, isso no século 16. Em 1794, surgiu, também na França, a distinção entre os conceitos de Polícia Administrativa e Polícia Judiciária. A primeira atende a ordem pública e a segunda é responsável pelas investigações dos crimes e contravenções que a Polícia Administrativa não pudesse impedir que fossem cometidos, competindo-lhe, ainda, coligir as provas e entregar os infratores aos Tribunais incumbidos de puni-los.
No Brasil, a Polícia Civil e a Polícia Militar, durante o transcorrer dos séculos 15 a 18 eram instituições inexistentes. No início do século 19, com a vinda de Dom João VI e a família real para então colônia, houve um marco fundamental na estruturação e organização da Polícia Civil no Brasil, eis que o monarca ao aportar em terras brasileiras, deparou-se com tamanha desorganização no que diz respeito a área econômica, judicial e policial. No mês de março de 1808, o El Rey cria a Intendência-Geral de Polícia, com sede na capital – Rio de Janeiro.
Com forte presença histórica, a Polícia deve preceder a ação da Justiça, garantindo a vigilância e sendo solicitada em relação à comunidade. (Fonte: Guia dos Curiosos)

Divulgação/RJ

Tiradentes: patrono dos metalúrgicos e mártir da Inconfidência Mineira

___________________________

Supermercados abrem no domingo

O dia 21 de abril não altera a rotina dos supermercados em Santa Cruz do Sul.
Os estabelecimentos que atendem normalmente no domingo, estarão com horários normais.