No Dia Mundial da Saúde, comemorado neste domingo, 7, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) convida a comunidade a abandonar o sedentarismo, participando da corrida ou da caminhada no Circuito Estadual Unimed. As largadas ocorrerão a partir das 9h, no Parque Municipal Professor Theobaldo Dick, em Lajeado.
O evento conta com mais de 950 inscritos. Entre eles, as aposentadas Maria Cecilia Maciel da Rocha, 77 anos, e Adiles Giongo Pretto, 73 anos, integrantes do grupo de atividade física do Espaço Vida Unimed. “Esta é uma excelente iniciativa para despertar o interesse daquelas pessoas que ainda não praticam uma atividade física”, analisa Maria, que faz caminhadas regulares há mais de duas décadas. “Esse exercício faz muita diferença na minha vida. Graças e ele, não tenho mais dores nas pernas.” Mas ela não é a única a sentir os benefícios. Para Adiles, a caminhada funciona como um remédio que auxilia no controle do colesterol.
Dentro da proposta de incentivo à prática de esportes e de hábitos de vida saudáveis, a Unimed VTRP também mobilizou seus médicos cooperados e colaboradores a participarem da etapa regional do Circuito Estadual Unimed. Desde o início de março, duas vezes por semana, um educador físico se encontra com o grupo para orientar os treinos.
Atividades
No dia do evento, os inscritos deverão retirar os kits de participação no estande da Unimed VTRP, das 7h30min às 8h45min, mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível. Os mantimentos arrecadados serão doados ao Projeto Mesa Brasil, do Sesc.
O circuito está dividido em três categorias: infantil (9 anos a 15 anos), adulto e adulto especial (exclusiva para médicos cooperados e colaboradores da Unimed VTRP). Crianças e adolescentes percorrerão 2,5 km e adultos 5 km, em um trajeto por ruas e avenidas centrais do município. A caminhada orientada ocorrerá por um trecho de 3 km e 5 km.
Além da prática esportiva, a Unimed proporcionará atividades extras, com brinquedos do Sesc para as crianças, mateada com a ervateira Santa Cruz e atrações surpresas para clientes Unimed que apresentarem a carteirinha do plano assistencial. Após as provas, o Imec Supermercados disponibilizará frutas, barras de cereais e água aos atletas. No evento, serão sorteados quatro vales-presentes da loja Show dos Esportes, além de kits Unimed, para os participantes da corrida e da caminhada.














