Everson Boeck
[email protected]
A Câmara dos Deputados, em Brasília, também quer esclarecimentos sobre o escândalo, recentemente denunciado pelos meios de comunicação, quanto a supostos desvios no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), investigado pela Polícia Federal do Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira, 29, os deputados Celso Maldaner (PMDB-SC) e Luis Carlos Heinze (PP-RS) protocolaram na Comissão de Agricultura da Câmara um requerimento que pede a realização de uma audiência pública em Brasília para tratar do assunto.
A notícia foi divulgada ontem pelo Clic RBS/Rádio Gaúcha. A ideia da audiência é reunir os principais envolvidos apontados no inquérito – o deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS) e o vereador de Santa Cruz do Sul, Wilson Rabuske (PT) – para conversar com representantes do Ministério Público Federal, Polícia Federal e Ministério do Desenvolvimento Agrário. O pedido da audiência será votado na próxima quarta-feira, 5 de novembro. Ainda, conforme o Clic RBS, o deputado Heinze também pretende protocolar outro pedido de audiência, mas para ser realizado em Santa Cruz do Sul.
A Polícia Federal suspeita que recursos do Pronaf tenham sido desviados pela Associação Santa-Cruzense dos Pequenos Agricultores Camponeses (Aspac), braço jurídico do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que intermediava os empréstimos. Mais de 6,3 mil agricultores teriam sido lesados e mais de R$ 79 milhões teriam sido desviados.














