
Pessoas se dizendo profissionais de Centros de Formação de Condutores (CFCs) oferecem pela internet a possibilidade de adquirir a habilitação sem a necessidade de todas as etapas legais necessárias (aulas e exames) exigidas por lei. Eles cobram um valor de entrada para a emissão de documento, oferecendo como prova uma imagem que simula ser o site da Autarquia com o documento sendo expedido.
O DetranRS alerta que não se tratam de centros credenciados envolvidos em crimes, mas sim, de estelionatários que usam a CNH como isca para pegar o que seria o pagamento da entrada, não entregando o documento.
Bastante frequente, este tipo de crime já foi identificado pela Corregedoria do Detran/RS e encaminhado para a Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI), que integra o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
O diretor-geral, Enio Bacci, completa que até hoje não foram flagrados documentos falsos em abordagens no Rio Grande do Sul. “Ele foi construído todo compartimentado, exigindo a participação de muitos atores para concluir o processo de habilitação, o que dificulta qualquer tipo de irregularidade”, finalizou o diretor-geral.














